Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Leitor aponta dia-a-dia caótico no transporte

Recebi do leitor José Carlos Moreira Prado um e-mail que resume a situação de caos que toma conta do transporte público na Capital. O que ele descreve se repete em praticamente todas as regiões da cidade. Veja a íntegra da correspondência de José Carlos:

"Diante de tantas irregularidades e descaso com a população, venho por meio desta, fazer-lhes um pedido de socorro desesperadamente, referente ao transporte coletivo em nossa cidade. A linha 5012/10 Metrô Jabaquara - Vila Guacuri, encontra-se o verdadeiro caos nos horários de pico ( das 5h às 8h e das 17h às 20h ). Filas são formadas no Jabaquara, enquanto os motoristas e cobradores mostram-se completamente preocupados com seus interesses próprios, não dando a mínima à população que agoniza em filas. Carros são superlotados, cumprindo seus horários de saída e ignorando a espera dos usuários. Eles partem do ponto final como se transportassem animais clandestinos, e ainda abusam de imprudências no trânsito e parando nos pontos para empurrar mais pessoas para dentro do carro. O cobrador pega o bilhete único de novos passageiros pela janela do carro, passa-o na registradora, conseguindo assim induzir os passageiros para que façam um esforço sobrenatural para entrar no veículo.

Os micro-ônibus são muito pequenos para a quantidade de pessoas que transportam; os assentos reservados não são respeitados;crianças choram assustadas,idosos tentam equilibrar-se; os passageiros se esforçam para girarem a catraca incessantes vezes a pedido dos cobradores que insistem o tempo todo em colocarem mais pessoas dentro dos carros.

Se o carro sai lotado do ponto de partida ou final, ele não pode mais atender os demais pontos durante o percurso, porém, todos os carros saem super-lotados nesses horários. Tanto na ida, quanto na volta, estão sempre transbordando de passageiros nestes horários.

Percebo que a população humilde, além de não conhecer os seus direitos, têm medo de esboçar qualquer tipo de reclamação com os reponsáveis, onde acabam discutindo entre os próprios passageiros,causando constantes atritos devido à falta de espaço ou por esfregões,empurrões, cansaço, pressa de chegar em casa ou coisas do tipo.

Outra linha que apresenta irregularidades, é a 5791/10 Eldorado - Paraíso, que nos mesmos horários acima citados, quando parte do bairro do Paraíso, logo o carro encontra-se lotado ao passar pelo terceiro ponto no metrô Ana Rosa; tendo que ainda passar por mais 8 estações do metrô e abastecer-se de passageiros. Quando chega ao Metrô Jabaquara, o caos é geral, os ônibus ficam parados por quase meia hora, onde pessoas tentam entrar e impedem o motorista de partir com as portas abertas.Causando constantes discussões entre os usuários, que ao em vez de buscarem as autoridades ou os responsáveis, acabam se desentendendo entre si.

É necessário mais opções de ônibus dessa região para o metrô, e do próprio metrô para essa região.

Então pergunto o porque tanto descaso com a população dessa região? E proponho a conseguir assinaturas para um abaixo assinado que confirme as irregularidades descritas acima.

Grato".
José Carlos Moreira Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário