Páginas

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Transtornos na rede muncipal de ensino de SP

Do Jornal da Tarde hoje (12)

Transtornos mentais e comportamentais foram as principais causas de afastamento por doença dos professores da rede municipal no ano passado. Foram 4,9 mil afastamentos por esses motivos para uma categoria com 55 mil profissionais, o que equivale a quase 10% dos trabalhadores. Os dados são de um levantamento que está sendo feito pelo Departamento de Saúde do Servidor (DSS) da Secretaria Municipal de Gestão e Desburocratização que o Jornal da Tarde teve acesso com exclusividade.

O estudo aponta o crescimento dos problemas psiquiátricos entre os professores. Dos 16 mil professores afastados no ano passado por problemas de saúde, 30% foram por transtornos mentais. Em 1999, esses transtornos eram responsáveis por cerca de 16% dos afastamentos.

Para especialistas em saúde do trabalho, a porcentagem de docentes com doenças mentais e comportamentais é elevado. “É um número alto levando-se em consideração que é uma categoria que lida com crianças e adolescentes. Com todos esses afastamentos, fica a pergunta, quem substituiu esses profissionais? Fica claro o comprometimento da qualidade do ensino”, diz o psicólogo Roberto Heloani, professor titular da Unicamp e da Fundação Getúlio Vargas especialista em saúde nas relações de trabalho. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário