Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Matarazzo apreendeu livros e foi para a Cultura


SERRA NOMEOU MATARAZZO PARA A CULTURA ESTADUAL

O Ministério Público Federal investiga desde o ano passado um ato de responsabilidade do atual secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Andrea Matarazzo, relativo ao período em que este comandou a Suprefeitura da Sé, na Capital.

O Inquérito Civil Público instaurado pelo MPF e tocado pela procuradora da República Ana Cristina Bandeira Lins apura a ordem de desocupação da Biblioteca Indígena Monteiro Lobato, instalada em 2009 na praça de mesmo nome, no Centro, pela ONG Educa São Paulo. Por ordem de Matarazzo, o local foi desocupado e o acervo de cerca de 8 mil títulos foi apreendido - e nunca devolvido à entidade.

No inquérito, a procuradora Ana Cristina questiona a ação do então subprefeito, argumentando que é "dever do poder público garantir a todos os pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, bem como apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais". Por fim, reforça essa defesa ao lembrar o papel do poder público de "fomento à criação e manutenção de bibliotecas comunitárias, posto que vetores para a disseminação de conhecimento e cultura".

O MPF diz que os livros sequer foram devolvidos à entidade e nem foi dada qualquer resposta por intermédio da Subprefeitura da Sé e nem da Secretaria de Cultura do Município.

PREMIAÇÃO - Como forma de "premiar" seu antigo colaborador, o governo Serra nomeou Andrea Matarazzo para o cargo de Secretário Estadual de Cultura. Ele está à frente da pasta desde o dia 3 de maio deste ano. Ou seja, o homem que mandou apreender livros e não os devolveu até hoje aos seus proprietários comanda a Cultura no Estado de São Paulo. Bem a cara do PSDB!

Nenhum comentário:

Postar um comentário