Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2010

FHC, um 'ex' que não se conforma com a História


O cientista político Marcos Coimbra, diretor do Instituto Vox Populi, antecipa muitas das tendências eleitorais em sua coluna semanal na revista CartaCapital.

Nesta semana, Coimbra vai ao ponto ao abordar a dificuldade nacional de achar um papel para os ex-presidentes. Ele reforça sua crítica ao lembrar que isso já está consolidado em democracias como a norte-americana, onde a figura do "ex" tem seu lugar na história, mas não no ativismo político dentro do país.

O exemplo de um "ex" que não se conforma com o que seria seu papel na História é Fernando Henrique Cardoso. Seu comportamento é questionado inclusive por companheiros de partido por conta do peso "negativo" de suas opiniões, o que gera desconforto e problemas políticos de toda sorte aos candidatos tucanos que tentaram a cadeira de presidente depois da "Era FHC". O Serra que o diga!

Em um trecho do artigo O problema dos ex, Coimbra vai direto ao ponto:

"Faz tempo, mas FHC já foi considerado o mais importante cientista social do País. Todos gostavam dele, alguns com a exuberância de Glauber Rocha, que o chamava de “príncipe da sociologia brasileira”. E não era só no Brasil que tinha renome. Era respeitado internacionalmente, autor de livros que marcaram mais de uma geração.

De quem esperar uma atuação notável como ex-presidente senão daquele que mais se distinguira antes de assumir o cargo? Com sua biografia, era natural esperar que estabelecesse o padrão para seus sucessores. Depois dele, todos saberiam o que era ser um ex-presidente da República". Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário