Páginas

terça-feira, 27 de julho de 2010

Dilma e Serra já empatados na espontânea em SP

Pesquisa do instituto Vox Populi divulgada pela Band/IG mostra que, apesar de manter a dianteira da preferência do eleitorado no Estado em que governou até março passado, o tucano José Serra perde terreno para Dilma Rousseff (PT). Serra é lider na modalidade "estimulada" - em que o eleitor é apresentado a uma lista de candidatos antes de dizer em quem pretende votar.

No entando, o quadro muda quando o modo é a sondagem espontânea - quando o pesquisado diz um nome de sua preferência no cenário eleitoral. Segundo o portal IG, "na pesquisa espontânea Serra e Dilma estão tecnicamente empatados com 23% a 22% respectivamente. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos".

MERCADANTE MANTÉM VIGOR; ALCKMIN COMEÇA A CAIR

O Vox Populi também pesquisou a tendência eleitoral para o governo de São Paulo e apurou que o senador Aloízio Mercadante (PT) mantém estabilidade eleitoral, enquanto o adversário tucano Geraldo Alckmin começa a cair. Mercadante tinha 18% das intenções de voto na pesquisa Vox Populi de maio passado, e manteve a posição. Já Alckmin caiu 4 pontos percentuais.

A tendência de queda de Alckmin é resultado do maior foco agora dado à sucessão estadual, até recentemente nula na imprensa paulista. Alckmin se beneficiava dessa condição, uma vez que tem alto índice de 'lembrança' (recall) do seu nome, por ter disputado duas eleições de porte recentemente - em ambas saindo derrotado (2006 para presidente e 20008 para prefeito da Capital).

Moral da história: quanto mais o povo sabe que o Mercadante é o candidato que romperá com o domínio dos tucanos, mais ele tende a crescer. E quando mais o povo descobre que Alckmin quer repetir os mesmos erros e atrasar ainda mais São Paulo, mais ele cairá - como já caiu nos pleitos recentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário