Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Esforço para tentar ajudar o Serra


Título de matéria do caderno Mercado, da Folha de S. Paulo de hoje:

Petrobras perde 1/4 do valor em Bolsa com incertezas sobre capitalização

Leia um trecho da notícia, a tal 'informação apurada' pelo jornal:

"As incertezas que envolvem o processo de capitalização da Petrobras provocaram nos últimos meses uma desvalorização intensa das ações da estatal, ampliando as pressões que o governo sofre para definir as condições em que a operação será feita, informam Ricardo Balthazar e Samantha Lima, em reportagem na Folha desta quarta-feira (a íntegra está disponível para assinantes do UOL e do jornal)".

COMENTÁRIO - Esse tipo de noticiário direcionado é uma tentativa de alavancar a candidatura do tucano José Serra e vai se intensificar em parte da mídia daqui para a frente. O direcionamento é tanto que, na mesma matéria, de modo acanhado, o jornal fala da perda de valor das ações em bolsa sofrida por outras grandes companhias petrolíferas do mundo.

A "análise" da Folha, apesar de se dizer voltada para o mercado, deixa de esclarecer que empresas que têm ações negociadas em bolsas de valores estão sujeitas às oscilações do mercado. No caso da Petrobrás, a empresa só tem crescido e alcançado as melhores posições no mercado internacional. Não se conhece crise neste setor aqui no Brasil, enquanto as outras grandes companhias no exterior não realizam investimentos ainda por conta dos reflexos da crise internacional lá fora.

É o crescimento da Petrobrás que incomoda aqueles que defendiam e defendem a privatização deste patrimônio nacional. É uma forma do Serra confessar o que não pode - por motivos eleitoreiros - em público: que ele e seu partido defendem a privatização da Petrobrás. Eles já tentaram e tentariam novamente se voltassem ao governo.

Sorte do Brasil que o povo já sabe o caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário