Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Frente da Coleta Seletiva inicia trabalhos na Assembleia Legislativa de São Paulo

A Frente Parlamentar da Coleta Seletiva, iniciativa do meu mandato, iniciou seus trabalhos com sua instalação na noite desta sexta-feira (25). A cerimônia de lançamento foi prestigiada por um grande número de entidades do setor, além de representantes da área pública e de parlamentares de diversas regiões do Estado.

Depois das saudações iniciais feitas por mim aos convidados e integrantes da mesa, ouvimos a explanação do professor, arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, atual secretário nacional de Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente. Ele ressaltou a importância da frente como fórum privilegiado para encaminhar importantes ações da Política Nacional de Resíduos Sólidos tocada pelo governo federal.

Em seguida, foi a vez do deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, que frisou o trabalho parlamentar para a aprovação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos - sancionada em 2010 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Vaccarezza desejou sucesso ao trabalho da Frente Parlamentar da Coleta Seletiva e prometeu empenhar seu apoio às suas atividades.

O terceiro convidado a falar foi o vereador Gilberto Natalini (PV) presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo. Natalini foi enfático na defesa do trabalho dos catadores de material reciclável, frisou o interesse das empresas pelos negócios da reciclagem e parabenizou a iniciativa. O vereador garantiu que fará parcerias suprapartidárias para garantir que os trabalhos deste novo fórum sejam proveitosos.

Roberto Laureano, representante do Movimento Nacional dos Catadores, fez um balanço das atividades da entidade e criticou a postura de grupos que não conseguem enxergar o trabalho da categoria como "digno de respeito". O líder dos catadores sugeriu que a frente associasse ao seu nome a palavra "solidária", como forma de garantir amplitude aos seus trabalhos - sendo aplaudido pela plateia por suas intervenções.

Depois foi a vez do representante da Defensoria Pública do Estado, Carlos Loureiro, resgatar a ação civil pública movida por aquele órgão em defesa dos catadores de recicláveis. Ele reforçou a necessidade de que seja apagado o estigma de "coitadinhos" dos catadores, que prestam serviços de grande valor à economia, à vida social na melhoria da qualidade de vida.

O representante da Rede Nossa São Paulo, George Winnik, destacou o surgimento da Frente Parlamentar da Coleta Seletiva como um passo importante para multiplicar as ações de conscientização social pelo consumo responsável e pela conservação ambiental. A entidade também se prontificou a realizar parcerias com a Frente Parlamentar para debater o tema.

O advogado Sidnei Aranha, do Guarujá, fechou os trabalhos contando sua experiência nos embates com órgãos governamentais do Estado de São Paulo pela qualidade da água e pela exigência de uma política de saneamento na Baixada Santista. Finalizou conclamando a Frente Parlamentar e todos os seus parceiros a fazerem cobranças ao poder público pela implantação dessas políticas em nível municipal.

CALENDÁRIO - A partir de sua instalação, o próximo passo da Frente Parlamentar da Coleta Seletiva será definir um calendário de atividades para 2012, privilegiando ações nas regiões metropolitanas, expandindo-se para o litoral e o interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário