Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Os efeitos de uma política correta

O jornal O Globo de hoje (23) destaca os efeitos da política nacional de segurança conduzida pelo governo federal, especialmente com a implantação do Estatuto do Desarmamento. Veja dois trechos da reportagem:

Número de mortes por arma de fogo caiu 12%

"Pesquisa recém-concluída pelos ministérios da Saúde e da Justiça informa que o número de assassinatos, especialmente homicídios cometidos com armas de fogo, vem caindo gradativamente no país nos últimos anos. Pelos dados do governo, o número de mortes por armas de fogo, que em 2003 foi de 39.325, caiu para 34.648 ano passado, ou seja, uma redução de 12%. O número geral de homicídios também diminuiu: passou de 51.043 para 44.663, uma queda de 12,4% no mesmo período. O estudo aponta a queda da violência em 16 estados, entre eles o Rio de Janeiro.

O estudo atribui a contenção da violência ao recolhimento de armas a partir da aprovação do Estatuto do Desarmamento, à distribuição de recursos da Secretaria Nacional de Segurança (Senasp) e à implementação de políticas articuladas entre governos e organizações não-governamentais, entre outros fatores. "Primeiro fator apontado pelas análises como significativo na redução dos homicídios no Brasil foi o impacto da criação do Estatuto do Desarmamento e das ações de recolhimento de armas nos óbitos por arma de fogo", sustentam os responsáveis pelo levantamento. Os técnicos fizeram um cruzamento entre índices de homicídios e a campanha do desarmamento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário