Páginas

sábado, 6 de outubro de 2007

Mais ruas ou pedágio urbano?

Reportagem recente do Jornal da Tarde alerta: o crescimento da frota de veículos na Cidade de São Paulo é muito mais rápido do que o imaginado. Mantido o ritmo de 12 novos carros ou motos a cada 20 minutos, os paulistanos já devem se preparar para respirar um ar cada vez pior e para sofrer ainda mais com os engarrafamentos.

A inspeção veicular obrigatória e as inovações tecnológicas até podem amenizar o problema da má qualidade do ar. Mas, contra congestionamentos, não há milagre: ou se amplia a capacidade viária ou se procura diminuir o número de automóveis em circulação. Em geral, a construção de túneis e viadutos e o alargamento de ruas em detrimento das calçadas degradaram o ambiente urbano, mas não conseguiram frear o aumento dos congestionamentos. O Plano Plurianual 2006-2009 da Cidade percebe esse fracasso e constata que, após a implantação do rodízio há 10 anos, está chegando o momento de se adotar “novas opções de gestão da demanda”.

Uma solução que deveria ser cogitada é a introdução do pedágio urbano. Trata-se de exigir que os condutores de veículos motorizados arquem com todos os custos por eles provocados, mas que não estão implícitos no preço do combustível, no IPVA, nem no talão de Zona Azul. Esquemas de pedágio urbano estão em debate em Nova York e vêm sendo implementados em outras cidades desde a experiência pioneira de Cingapura, em 1975. Leia mais.

Pergunta do Blog: O pedágio urbano pode ser a solução contra o congestionamento na cidade de São Paulo? Comente, dê sua opinião!

3 comentários:

  1. Tenho dúvidas, acho que não teremos como fujir do pedágio urbano no futuro. Meu medo é que a incopetência dos atuais administradores faça tudo piorar com a sua implatação na cidade. Caso o pedágio urbano tenha mesmo que ser implatado que venha acompanhado de medidas que diminua o pagamento de outros tributos.

    ResponderExcluir
  2. Deveria aumentar para 4 os números de placas por dia no rodizio e estende-lo para toda a cidade.

    ResponderExcluir
  3. Sou contra o pedágio urbano, querem tirar mais dinheiro do bolso do contribuinte.

    ResponderExcluir