Páginas

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Orçamento das subprefeituras na contramão

Mantendo uma tradição inaugurada pelo atual governador e ex-prefeito tucano José Serra, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) destinará também em 2008 recursos menores para bairros que necessitam mais das ações governamentais. Essa tendência de manter as subprefeituras na contramão do que ocorria no governo Marta Suplicy (PT) - de quem eu fui líder na Câmara Municipal - é demonstrado em estudo publicado na edição de hoje (18) do Jornal da Tarde. A opção do governo dos tucanos e aliados foi aprofundar a exclusão social com a destinação de mais dinheiro para áreas onde os índicadores sociais são melhores e a diminuição dos recursos onde o povo mais precisa. As subprefeituras foram esvaziadas, na prática.

Veja abaixo dois trechos da reportagem do JT:

Verbas divididas de forma desigual

Critério adotado não leva em conta nº de habitantes

"O recurso destinado às 31 subprefeituras da Capital, R$ 875, 3 milhões, é fatiado de forma desigual. O orçamento per capita da Capela do Socorro, Zona Sul, representa metade da verba destinada aos moradores de Pinheiros, Zona Oeste, e Vila Mariana, Zona Sul - os dois distritos que somam os melhores indicadores sociais da Cidade. O levantamento do orçamento deste ano feito pelo Movimento Nossa São Paulo mostra que não é a carência nem a densidade populacional que ditam as regras na distribuição dos recursos.

“A Prefeitura gasta mais nos locais em que a infra-estrutura é melhor e a população tem renda alta”, disse o economista e ex-vereador Odilon Guedes, coordenador do estudo. O especialista em orçamento público, Wilson Villas Boas vê no estudo um indicador da má distribuição dos recursos. “Ficaria mais explícito com os dados das outras secretarias e da receita municipal.” Leia aqui a reportagem completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário