Páginas

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Um pouco do Trio Carapiá

O Trio Carapiá utiliza-se dos ricos elementos da linguagem da música caipira para elaborar arranjos modernos. Somam-se sofisticações harmônicas, melódicas e poliritimias, visando um trabalho musical elaborado e sensível. Buscando explorar toda a potencialidade do instrumento, os arranjos utilizam desde efeitos percussivos a simples melodias duetadas. Dentro da formação de trio, cada um dos instrumentistas pretende encontrar seu espaço musical, de maneira a compor uma sonoridade equilibrada, colorida nas interpretações de cada um. No repertório do grupo, encontram-se arranjos de músicas consagradas do universo caipira como "De Papo Pro Ar" (Joubert de Carvalho e Olegário Mariano) e "Vaca Estrela e Boi Fubá" (Patativa do Assaré),ao lado de composições próprias.

Em meados de 2002, os três músicos da Orquestra Filarmônica de Violas, João Paulo Amaral (viola Caipira, arranjos e direção musical), Elias Kopcak (viola caipira) e Rodrigo Nali (viola caipira), uniram-se para dar início a esse projeto musical instrumental. A estréia aconteceu no Festival de Música em Poços de Caldas - MG (AGO/2002), no qual conquistou o primeiro lugar na categoria melhor arranjo com a composição Suíte Carapiana (João Paulo Amaral).

Desde então, o trio vem mostrando seu trabalho por todo o Estado de São Paulo e dividindo diversos palcos do Brasil com a Orquestra Filarmônica de Violas e grandes músicos como Ivan Vilela, Vinícius Alves, Fernando Deghi, Levi Ramiro entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário