Páginas

sábado, 26 de dezembro de 2009

O Saci de duas pernas


O universo das lendas e dos mitos revisitado a partir de uma contradição é o ponto de partida para a fábula O Saci de Duas Pernas (Eureca!, 48 páginas), escrito pelo jornalista e professor Djair Galvão Freire.

Na história, o saci Cássio nasce com duas pernas e passa a enfrentar toda sorte de problemas. O que seria uma vantagem em relação aos demais, torna-se uma dificuldade justamente porque ele é o único com essa característica no mundo onde todos têm apenas uma perna. Alvo de piadas e de problemas que praticamente inviabilizam a vida na floresta onde nasceu, Cássio tem sua vida levada a um júri popular onde o Curupira, a Mula-Sem-Cabeça, a Caipora, a Cuca e o Lobisomem dão as cartas.

Explorando a contradição e a busca das qualidades inerentes a todos os seres, a obra pretende servir para ampliar o debate sobre temas como inclusão e diferenças na sala de aula. “Pensei em algo que pudesse mexer com a imaginação infantil e, ao mesmo tempo, auxiliasse os educadores na introdução de temas complexos e de difícil compreensão para determinadas faixas etárias”, explica o autor – que lecionou durante anos no ensino público municipal e estadual paulista e atualmente é assessor parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo.

Um bom presente para seu filho.

Entrevista com Djair Galvão(autor) e Altemar Domingos(ilustrador)


Um comentário:

  1. Ótima dica ! Vou recomendar a compra para os alunos aqui da escola e divulgar ! Conviver saldavelmente com as diferenças é uma das chaves para a Paz. Obrigado pela dica, Vereador !

    ResponderExcluir