Páginas

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Uma referência cultural da metrópole


Esta terceira parte da série sobre a história do Museu do Ipiranga aborda o papel importante daquela instituição como referência cultural da Capital paulista. A pesquisa publicada pelo blog é de Felipe Ramalho Rocha.

O MUSEU COMO PÓLO GERADOR DE CONHECIMENTO E DE DIFUSÃO CULTURAL

O Museu Paulista (Museu do Ipiranga) é uma instituição cientifica, cultural e educacional com foco em seu acervo com o objetivo de amplir, conservar, documentar, estudar e, por fim, de divulgar o conhecimento que ele permite gerar, através de exposições, cursos e publicações.

O Governo do Estado determinou, em 1893, que o Monumento do Ipiranga fosse utilizado para abrigar o Museu do Estado. Este foi transferido para o monumento no ano seguinte, já sob a denominação de Museu Paulista e oficialmente inaugurado em 7 de setembro de 1895.

O acervo do Museu Paulista tem sua origem em uma coleção reunida pelo Coronel Joaquim Sertório, adquirida em 1890 pelo Conselheiro Francisco de Paula Mayrink, que a doou juntamente com objetos da coleção Pessanha, ao Governo do Estado.

Enquanto museu exclusivamente histórico, o Museu Paulista é especializado no estudo dos aspectos materiais da organização da sociedade brasileira segundo três linhas básicas de pesquisa: Cotidiano e Sociedade; Universo do Trabalho; História do Imaginário. Para o estudo destes temas o museu conta com um acervo de mais de 125.000 unidades, entre objetos, iconografia e documentação arquivística, do seiscentismo até meados do século XX.

Como o acervo de imagens que registram as diversidades e mudanças na forma de representar a figura humana, da natureza e da cidade. O acervo conta com pinturas, gravuras e desenhos e diversas coleções fotográficas, produzidas, sobretudo, entre 1860 e meados deste século. O acervo de esculturas conta com estatuas bustos maquetes e baixos-relevos.

Algumas coleções pessoais de porte foram doadas ao Museu Paulista ao longo de sua história. Entre elas, as do engenheiro-arquiteto Tommaso Gaudenzio Bezzi, do inventor Santos Dumont, do diplomata José Carlos de Macedo Soares e das senhoras Olga de Souza Queiroz, CarmencitaBettenfeld Julien e Prado Guimarães

Instalada no dia 07 de setembro de1895, a Biblioteca do Museu Paulista conta com um acervo de 26.466 livros, 2.300 títulos de periódicos, 2.892 separatas, tendo ainda como extensão a Biblioteca do Museu Republicano "Convenção de Itu", especializada no estudo da República Brasileira, entre 1889 e 1930.

Desde 1922 o Museu publica os Anais do Museu Paulista, que a partir de 1993 passaram a circular em nova série, com o subtítulo História e Cultura Material. Trata-se de uma revista acadêmica que traz à discussão temas polêmicos e balanços historiográficos, de acordo com novas tendências da pesquisa em História, especialmente da História em museus, que se insere no campo da cultura material.

NO PRÓXIMO SÁBADO - A série sobre a história do Museu do Ipiranga termina no próximo sábado com a publicação de um roteiro turístico para os interessados em conhecer este que é um importante patrimônio cultural paulistano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário