Páginas

sábado, 25 de outubro de 2008

Símbolos e Lugares de São Paulo (4)


Encerrando a primeira parte da série Símbolos e Lugares de São Paulo - que contou em quatro partes a história do Museu do Ipiranga -, Felipe Ramalho Rocha leva o leitor do blog a um passeio turístico por este importante monumento da nossa cidade.

Na próxima quarta-feira a série vai começar a contar a história do Pátio do Colégio, local onde repousam os primórdios da colonização da Capital.

Turismo Histórico no Ipiranga

Às margens do riacho Ipiranga o paulistano encontra um marco da história do Brasil. Em meio a jardins franceses, o Museu Paulista, mais conhecido pelos paulistanos como Museu do Ipiranga, é - segundo a própria população em enquete do JT- a mais bela das sete maravilhas de São Paulo. O palácio- monumento encontra-se situado no Parque da Independência. Juntamente com seus jardins franceses, a Casa do Grito e o Monumento à Independência.

O Monumento à Independência do Brasil é um projeto de autoria do italiano Ettore Ximenez que teve sua construção iniciada em 1884 e concluída em 1926. Em sua cripta está instalada a Capela Imperial, onde repousam os restos mortais de D. Pedro I, de sua primeira esposa D. Leopoldina e também de sua segunda esposa Amélia de Leuchtenberg.

Os "jardins franceses", projeto de Reinaldo Dierberger, localizados logo à frente do Museu, são caracterizados por topárias de buxos e azaléias, que delimitam canteiros de rosas, palmeiras e ciprestes. Atrás do Museu encontra-se um denso bosque onde funcionava o antigo Horto do Ipiranga, parte integrante das pesquisas em botânica do museu, que posteriormente originaram o Instituto de Botânica, na Água Funda. Muitas pessoas vão ao bosque para caminhar e correr.

A Casa do Grito foi vinculada à cena do "grito" de D. Pedro I em 1822, retratada no quadro "O Brado do Ipiranga", de Pedro Américo, mas seu registro mais antigo data de 1884. Já chegou a ficar abandonada e passou por restaurações e atualmente apresenta exposições diversas com temas relacionados à cidade de São Paulo, permanecendo aberta à visitação pública de terça a domingo, das 9h às 17h.

O Parque da Independência é uma ótima escolha para quem quer aproveitar um passeio com a família, pois propicia um roteiro que pode ir do cultural ao esportivo. Fica aberto ao público diariamente das 5h às 20h, conta com pistas para caminhar, patinar, andar de skate e bicicleta e é permitido passear com cães. Está localizado na Avenida Nazaret, s/nº, bairro do Ipiranga e é uma ótima opção para quem quer um descanso da vida estressante de uma metrópole agitada como a cidade de São Paulo. O parque tem uma boa estrutura para atender aos visitantes, mas não dispõe de nenhum local para alimentação.

SERVIÇO:

Parque da Independência

Endereço: Av. Nazareth, s/n Ipiranga, entrada gratuita.

Exposições Museu do Ipiranga: Terça a domingo, das 9h às 17h.

Telefone:2065-8026

Ingresso: R$ 4,00 – Adulto; R$ 2,00 - Estudante (mediante apresentação de carteira escolar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário