Páginas

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Sem disfarce

Que os principais jornais paulistanos tomaram partido nestas eleições todos já sabiam. O que não era perceptível era o formato panfletário adotado por eles. No primeiro turno havia uma espécie de disfarce. Agora, não: todos atuam às claras, defendendo abertamente a candidatura de Gilberto Kassab.

Não é preciso ler todos os editoriais para saber o conteúdo das matérias - basta ler os títulos. Vejamos: Golpe baixo na Campanha (editorial do Estadão de hoje). O Jornal da Tarde publica o seguinte título em seu editorial: A eleição é para prefeito e não para chefe de família.

Ninguém nesta cidade foi tão atacada em sua vida pessoal quanto a ex-prefeita Marta Suplicy. Isto é fato! Então por que esses mesmos jornais não reagiram e não reagem com a mesma indignação quando se trata de insinuações discriminatórias em relação a ela?

A polêmica dos últimos dias é um comercial que foi ao ar no horário político fazendo as seguintes perguntas: "Você sabe mesmo quem é Kassab? Sabe de onde ele veio? Qual é a história de seu partido? De quem foi secretário e braço direito? De quem esteve ao lado desde que começou na política? Se já teve problemas com a Justiça? Se melhorou de vida depois da política? Você sabe se ele é casado? Tem filhos?"

Para dizer sinceramente o que penso, acho que nenhuma das perguntas fere a dignidade de ninguém. Todas são necessárias para formar a convicção do eleitor e valem para qualquer um que dispute cargo público. Digo mais: o eleitor deve pesquisar, sim, sobre o histórico de cada candidato. Quem já disputou algum cargo público sabe que o cidadão quer saber tudo sobre a vida do candidato em quem pretende votar. Eu pergunto: se estas mesmas perguntas estivessem sendo feitas à ex-prefeita, a imprensa estaria fazendo todo este barulho?

Tentar atribuir a Marta Suplicy qualquer atitude discrminatória seria negar a trajetória política dela, que é marcada pela defesa intransigente dos direitos humanos e das minorias.

10 comentários:

  1. com certeza , por sinal é a maior certeza que temos , a hipocrisia da eleite e da classe média brasileira !!!

    Marcelo Cavinatto

    ResponderExcluir
  2. Nada mais representativo da capacidade de demonstrar hipocrisia do que esse comportamento vergonhoso de parte da mídia. Ela está fazendo de conta que não tratou a Marta do jeito que o Serra e sua trupe a tratava, mesmo que fosse na surdina. E todos sabem como se referiam a ela durante a eleição passada... Uma vergonha!!!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que alguém do PT levanta a voz pra defender a Marta dessa verdadeira selvageria editorial. Parabéns, vereador pela atitude!!!

    ResponderExcluir
  4. Rogério, Guaianases/SP14 de outubro de 2008 às 13:17

    Olha, até parece que todo mundo que vota no Kassab sabe qual "produto" está levando pra casa...

    ResponderExcluir
  5. Só faltava dizer que esse Kassab é de cristal e que se quebra se perguntarem sobre sua vida pessoal. Vixe!!!

    ResponderExcluir
  6. Tem mais é que dizer tudo!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, João! Fico feliz com sua reeleição! Recebi a atualização do blog no e-mail e fico feliz também de saber que você adota sempre posições muito firmes e embasadas. Um abraço!

    Elias

    ResponderExcluir
  8. Sou Marta, acho que é o melhor para São Paulo. Não gostei da insinuação feita na TV. A Marta não precisa disso.

    ResponderExcluir
  9. Sou Marta, acho que é o melhor para São Paulo. Não gostei da insinuação feita na TV. A Marta não precisa disso.

    ResponderExcluir
  10. Engraçado, por que os editoriais acham que a pergunta sobre filhos e se ser casado é preconceito? Será que não estão eles fazendo juízo de valor? Será que não são eles que estão sendo preconceituosos? Uma vez que embutida nesta pergunta possa estar outras questões, mas como identificar estas questões que estão nas entrelinhas, como pode não estar inserido nada. Quem vê fantasma aonde não existe deve estar escondendo fantasmas ou não caros editores da mídia burguesa?

    ResponderExcluir