Páginas

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Suporte midiático

Do Boletim PT Câmara SP:

No segundo turno, jornais mantém tratamento favorável a Kassab

"O observatório Brasileiro de Mídia lançou ontem o primeiro relatório de acompanhamento da cobertura dos cinco jornais paulistanos sobre as eleições municipais. De acordo com a instituição, filiada ao Media Watch Global, os jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Agora São Paulo e Diário de S. Paulo continuaram a dar tratamento favorável à candidatura de Gilberto Kassab.

O candidato do DEM, Gilberto Kassab, teve sua candidatura noticiada com viés favorável. A quantidade de textos favoráveis e equilibrados para o candidato tiveram o mesmo percentual, 41,4%.

A divulgação da pesquisa IBOPE que confirmou a vantagem de 12% nas intenções de votos de Kassab sobre Marta Suplicy e a repercussão do programa eleitoral da sua adversária que dirigiu perguntas a aspectos da vida privada do candidato, contribuíram para que o candidato tivesse noticiário favorável à sua candidatura.

A campanha da petista foi noticiada de maneira desfavorável em 52 textos ou 49,1% do total de reportagens da candidata, que teve 15,1% de reportagens favoráveis.

O noticiário sobre Marta Suplicy na segunda semana de campanha do segundo turno foi contaminado pela discussão a respeito da propaganda veiculada em seu programa de TV. A peça publicitária questionava se Kassab era casado e se tinha filhos.

Do total de textos referentes à candidata do PT, 35% tratou dessa questão e de maneira desfavorável à candidata que além de ser acusada de trazer para a campanha temas de fórum privado ao candidato, também foi questionada devido a sua militância em favor das minorias sexuais.

A divulgação da pesquisa IBOPE que apontou frente de 12% para o candidato do DEM nas intenções de voto do segundo turno, repercutiu de maneira desfavorável no noticiário da campanha petista.

O noticiário sobre a agenda institucional do prefeito Gilberto Kassab teve 10 reportagens, em quatro delas o enfoque dos textos foi a utilização da máquina da prefeitura com fins eleitorais. Houve duas reportagens que tratou da insuficiência da política na área de saúde das administrações Kassab e Marta. O jornal Agora dedicou cinco reportagens ao prefeito, Diário e Folha de S. Paulo duas cada um e o Jornal da Tarde dedicou uma".

Um comentário:

  1. TEMOS QUE INICIAR UM MOVIMENTO
    CONTRA O TRATAMENTO QUE A DIDIA
    DESIGUAL QUE A MIDIA DAR EM GARAL AS CAMPANHA POLITICAS AQUI EM SÃO PAULO, O ABSURDO CHEGA A TAL PONTORADIALISTA DAS RADIO TIPO CBN
    FASER CAPANHA EXPLICITAMENTE PARA GILBERTO CASSAB, DESQUALIFICANDO PROPOSTAS DA MARTA TAIS COMO A INTERNET DE GRAÇA, COMO SE A PROPOSTA FOSSE UM IMVENÇÃO DA CABEÇA DA MARTA SEM BASE CONCRETA.
    ALEM DA MANIPULAÇÃO DAS CHAMADAS DOS COMERCIAES DA CAPANHA ELEITORAL.

    ResponderExcluir