Páginas

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Por um novo capitalismo

Do jornal O GLOBO

"França, Alemanha e Reino Unido pediram ontem uma revisão do sistema financeiro internacional, cujas bases foram lançadas na Conferência de Bretton Woods, em julho de 1944, pouco antes do fim da Segunda Guerra Mundial. E propuseram que os líderes do G-8 — os sete países mais ricos do mundo e a Rússia — e as principais economias emergentes se encontrem no próximo mês para debater o tema.

Paralelamente, os 27 países da União Européia (UE) aprovaram um pacote de medidas que havia sido discutido no fim de semana, incluindo mudanças nas regras contábeis de bancos, novos mecanismos de supervisão de instituições financeiras, bem como um plano de socorro de 2,2 trilhões (cerca de US$ 3 trilhões) para capitalizar o setor bancário e garantir depósitos e empréstimos.

"É necessária uma refundação global do capitalismo, baseada em valores que ponham as finanças a serviço dos negócios e dos cidadãos, e não vice-versa", disse o presidente da França, Nicolas Sarkozy, no discurso de abertura de um encontro de dois dias entre líderes dos países da zona do euro, em Bruxelas. "O sistema deve ser completamente reformado", disse, segundo o texto distribuído a jornalistas". Leia mais.

Um comentário:

  1. Quem diria? Os paises simbolo do neoliberalismo agora estão sendo obrigados a fortalecer o Estado. Estão virando estatizantes. O mundo dá volta!

    ResponderExcluir