Páginas

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Lula fala sobre a crise

Na abertura da 9ª cúpula Brasil-Portugal em Salvador, o presidente Lula fez duras críticas ao neoliberalismo e defendeu a intervenção do Estado para regular o sistema financeiro. "Chegou a hora da política", disse Lula. E continuou:

"O sistema financeiro tem obrigação de ganhar o seu dinheiro em coisas que gerarão empregos, produtos, riqueza. Não podemos permitir que o sistema financeiro mundial brinque com a sociedade. Não podemos admitir que alguém fique rico apenas trocando papéis e poucas vezes se gerou um paletó, uma bota e um alfinete".

Teve uma época, por muito tempo, em que os políticos andaram de cabeça baixa diante do neoliberalismo. O que estou defendendo não é o Estado se intrometer na economia, mas é o Estado que tenha força política para regular o sistema financeiro”.

Fomos eleitos, assumimos compromissos com o povo, e o Estado, diante da crise mundial, volta a ter papel extraordinário, porque todas essas instituições que negaram o papel do Estado na hora da crise procuram o Estado para socorrê-las da crise que elas mesmo criaram”.

As empresas brasileiras têm grandes investimentos, rodovias, ferrovias, siderurgia, portos, agricultura. Trabalhamos honestamente por seis anos para por a economia num padrão respeitável no Brasil inteiro. É por isso que juntamos US$ 207 bilhões em reservas. É por isso que fizemos ajustes fiscais. Entretanto, por que estamos vivendo sinais da crise? É porque alguns setores resolveram investir em derivativos, fazer um cassino. Portanto quem foi para a jogatina perdeu. Portanto, ninguém tinha o direito de tentar, diria de forma ilícita, mais que aquilo que o próprio sistema produtivo oferecia ao país”.

Um comentário:

  1. Como diz o Presidente "fizemos a lição de casa, quem não fez que fique de segunda época", o imperialismo norte americano é impressionante, cria uma crise para resolver sua hegemônia e quer que o mundo pague por isso, oque os países emergentes deveriam fazer, é preparar-se para a troca da moeda mundial.

    ResponderExcluir