Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sidnei Aranha, um petista bom de briga no Guarujá

BLOG ENTREVISTA PRÉ-CANDIDATOS PETISTAS


Quem acompanha a ação política do advogado e professor universitário Sidnei Aranha (foto) no Guarujá sabe o que sustenta sua dedicação às lutas coletivas: obrigar órgãos públicos a cumprir seu papel naquela região do litoral paulista. A cidade, detentora de 50% do maior porto brasileiro, sofre com problemas como a baixa qualidade da água, a falta regular de coleta de lixo e do tratamento de esgoto - numa região cuja imagem é de riqueza e glamour para o turismo litorâneo do nosso Estado. Ele encarna na região o típico "bom de briga" pelas causas sociais.

Pré-candidato do PT à Prefeitura de Guarujá, Sidnei Aranha falou ao blog sobre suas atividades em defesa dos interesses coletivos, fez um balanço sobre a cidade e sinalizou o sentimento da população local por uma nova ordem administrativa "que coloque em primeiro plano a inclusão social e o desenvolvimento" - tendo como espelho os avanços promovidos pelo governo federal desde a chegada do presidente Lula ao poder, em 2003. Leia abaixo trechos da entrevista concedida por ele ao blog.

BLOG - O PT tem a simpatia da população do Guarujá?

SIDNEI ARANHA - Os números comprovam que o Guarujá está entre as regiões mais petistas do nosso Estado. Lula e Dilma são muito bem avaliados pela população local por conta da prosperidade e das ações desses governos para a região. Basta lembrar que grandes obras aqui realizadas ou em andamento recebem verbas federais, como a implantação do SAMU, a construção da Avenida Perimetral do Porto, as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS) e os programas habitacionais...

BLOG - No entanto, isso ainda não se reverteu na eleição de um prefeito petista

SIDNEI - É bom lembrar que existe este sentimento popular de apoio e que estamos construindo alternativas para destacar nosso trabalho e dos nossos grupos de ação política. Aos poucos, as ações de cidadania vão mostrando resultados. É a isso que nos dedicamos há anos no Guarujá.

BLOG - O que uma administração do PT teria a oferecer de diferente aos guarujaenses?

SIDNEI - Uma administração com visão estratégica, que seja parceiro do governo federal para ir além da geração da prosperidade. Queremos focar na fixação de instrumentos de inclusão social, na qualificação profissional, nas oportunidades de trabalho para todos. Por isso é fundamental um governo que tenha relação direta com o governo da presidenta Dilma.

BLOG - O Guarujá tem muito mais riquezas do que os turistas conseguem enxergar?

SIDNEI - Estamos há 80 quilômetros da capital, concentramos 50% do Porto de Santos, temos muito a explorar, a produzir, a gerar de riquezas. E também muito a distribuir, a melhorar, a oferecer, a qualificar ainda mais o turismo. Nossa vocação turística deve ser voltada para a sustentabilidade, e para isso precisamos superar gargalos nas áreas de saneamento, de distribuição de água de qualidade, da coleta de esgoto, tratamento do lixo, coleta seletiva etc. Ou seja, gerar riquezas e traduzir isso em qualidade de vida.

BLOG - Confiante na disputa que acontecerá neste ano?

SIDNEI - A confiança vem do sentimento popular por mudança. E não por uma mudança qualquer, mas de postura, de ação, de propostas concretas. Temos um histórico de lutas coletivas pela melhoria da qualidade da água da Sabesp, pela coleta de lixo regular e pela organização do tráfego de veículos, pedestres e bicicletas nas filas da balsa entre Santos e Guarujá, dentre outras ações que encabeçamos nos últimos anos. Os resultados já aparecem. Nossa percepção é que a cidade quer a renovação e que estamos construindo este projeto coletivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário