Páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Estadão reconhece acertos do Enem e do Sisu


Editorial do jornal O Estado de S. Paulo desta segunda-feira (9) reconhece os acertos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e da instituição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pelo Ministério da Educação.

Criticado de forma errônea por setores da educação privada e da mídia, o Enem é, de fato, a maior iniciativa de democratização do ensino público no Brasil - um dos marcos do governo do PT. Leia um trecho do editorial do Estadão.

Do jornal O Estado de S. Paulo

O Sisu e a mobilidade estudantil


"A instituição do vestibular unificado, que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção, vem estimulando muitos estudantes paulistas a buscar uma vaga nas universidades federais situadas fora do Estado de São Paulo. São estudantes que receiam não passar nos vestibulares da USP, da Unicamp e da Unesp, mas que obtiveram no Enem a nota necessária para ingressar nas instituições federais de ensino superior.

Além de serem gratuitas, como as três universidades públicas paulistas, as universidades federais oferecem graduação de boa qualidade e várias dispõem de cursos e linhas de pesquisa com padrão de excelência em áreas específicas - tais como medicina, veterinária, geologia, mineração, engenharia elétrica, arquitetura, física e computação. Para os pais, em muitos casos o custo de manutenção dos filhos que estudam fora de casa é menor do que o valor da mensalidade de uma universidade particular ou confessional.

Entre 2010 e 2011, o número de estudantes paulistas matriculados em universidades federais de outros Estados cresceu 70,9%. Esse aumento já era previsto desde que o Ministério da Educação reformulou o Enem e criou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), há dois anos. Como a rede pública de ensino básico do Estado de São Paulo tem uma qualidade superior ao nível médio das escolas públicas e até privadas dos demais Estados, era inevitável que muitos estudantes paulistas migrassem principalmente para Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde se situam algumas das mais importantes universidades mantidas pela União". Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário