Páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

O comando tucano em SP e a insegurança pública

Com o título “ Delegacias sem delegados” o jornal Folha de São Paulo publicou em sua edição de hoje um bom editorial analisando a situação das delegacias de polícia nos municípios do estado de São Paulo. Diz o editorial: “A visita à maioria dos distritos policiais deixa evidente que são repartições pouco propícias para a investigação criminal. Mais que atividades de inteligência, impera ali a burocracia do inquérito, em que a função policial se confunde com a produção de documentos escritos. Sobre a floresta de papéis reina um bacharel em direito, o delegado -quando está presente. Isso quer dizer que essas delegacias ficam acéfalas na maior parte dos dias, recebendo visitas do responsável final pelos inquéritos duas vezes por semana, se tanto”. Assinante leia mais.

Comentário: Não é de hoje que as delegacias de polícia em São Paulo passam por dificuldades para operar. Faltam funcionários, computadores, tintas para impressão e até para fazer a manutenção das viaturas os delegados precisam contar com a solidariedade do comércio local para adquirir peça de reposição.

O PSDB, que governa este estado há quase duas décadas, não tem feito a lição de casa e, infelizmente, o crime organizado é uma realidade cada dia mais presente no dia-a-dia do nosso povo. Só não vê quem não quer!

Os agentes públicos padecem com a falta de valorização por parte deste grupo político encastelado no poder em São Paulo. Nosso estado está entre aqueles estados da federação que pagam o menor salário aos seus profissionais de segurança.

Esta realidade precisa mudar. Espero que a próxima legislatura de deputados estaduais que se inicia no dia 15 de março faça a sua parte e, com independência, fiscalize a ação do poder executivo, para que desmando como este não permaneça sem solução indefinidamente.

Nota: Reportagem da Folha revelou que um terço das cidades paulistas -206 de 645 municípios- carece de delegados titulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário