Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Investimento federal restaura Capela de S. Miguel


Com investimentos do governo federal, a Capela de São Miguel Arcanjo, no bairro paulistano de São Miguel Paulista, finalmente será entregue à visitação pública. Veja abaixo um trecho de matéria do Jornal da Tarde sobre a reabertura do local.




Capela mais antiga abre para visitas

Flávia Tavares


"Depois de uma restauração que levou sete anos, será inaugurado nesta quinta-feira (24) um circuito de visitação que vai contar a história da Capela de São Miguel Arcanjo, zona leste de São Paulo. Com as paredes de taipa, sem as reluzentes relíquias das catedrais mais tradicionais, é hoje a igreja mais antiga da capital. A capela foi construída em 1622, pelos índios Guaianases catequizados por jesuítas.

É considerada a mais antiga porque a igreja do Pátio do Colégio, que levaria o título por ter sido fundada em 1554, acabou destruída e reconstruída com modificações. Ali não: 90% das paredes de taipa originais foram recuperadas, assim como as pinturas que as ilustram – a mais célebre está na capa do livro dos 70 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), de 2008. Só que não será exposta aos visitantes, por sua fragilidade". Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário