Páginas

terça-feira, 22 de março de 2011

Disputas políticas atrapalham a Segurança Pública


Em discurso no Pequeno Expediente da sessão plenária desta tarde na Assembleia Legislativa, abordei os desdobramentos da crise por que passa a Segurança Pública no Estado de São Paulo. Ressaltei as disputas políticas que atingem a cúpula e que prejudicam esta área tão sensível da administração.

Enquanto figuras do primeiro escalão do governo tucano brigam por cargos e espaço político, o governador tenta lançar uma 'cortina de fumaça' com um programa de 'reestruturação' da polícia, que nada mais é do que fechar delegacias em cidades do interior e diminuir a presença do Estado.

Citei exemplos noticiados pelo jornal Folha de S. Paulo em sua edição da sexta-feira passada, como o fechamento de quatro delegacias de polícia em São João da Boa Vista, sendo uma delas a Delegacia da Mulher. Também frisei o caso de São Carlos, onde também foram fechados distritos policiais sob a alegação de "melhor uso dos recursos públicos".

Isso ocorre no momento em que a Segurança Pública vive sua maior crise e os jornais noticiam o aumento da violência no interior paulista. São reflexos da falta de uma política efetiva de segurança. O crime organizado, lembrei, nasceu, cresceu e se fortaleceu nos sucessivos governos do PSDB no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário