Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

Discurso de despedida do mandato de vereador

Publico abaixo um trecho do discurso que proferi da tribuna da Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira para agradecer os dez anos de mandato no legislativo paulistano e falar sobre os desafios que assumirei na Assembleia Legislativa de São Paulo a partir do dia 15 próximo.

Senhor presidente, nobres Vereadores e vereadoras:

Venho a esta tribuna com um sentimento contraditório: um misto de alegria e de tristeza. Alegre pela determinação com que desejo exercer meu futuro mandato de deputado estadual que começa agora em março; triste porque talvez ocupe esta tribuna pela última vez na condição de vereador da cidade de São Paulo.

Como todos sabem, fui eleito vereador por três mandatos consecutivos na Capital. Confesso que na minha primeira eleição cheguei a esta Casa com uma certa desconfiança da real eficácia da ação legislativa do parlamento paulistano.

Quando fui eleito pela primeira vez, a cidade de São Paulo e esta Casa ainda estavam sob os efeitos de escândalos de grandes proporções.

Recordemos alguns dos fatos à época que configuravam o caos:

Dois vereadores cassados, presos e o prefeito afastado de suas funções pela Justiça. Vivíamos um momento de completa desordem na cidade.

Diante disso eu me perguntava:

- O que é possível fazer aqui?


Não foi preciso muito tempo para que eu percebesse o papel fundamental que a Câmara Municipal desempenha na cidade.

Também notei que, exatamente naquele período em que a desordem se instalara na cidade, era necessário fazer da Câmara Municipal um espaço privilegiado de reorganização da vida no município.

São Paulo, pela sua grandeza, sempre mereceu um parlamento qualificado, cuja preocupação com a qualidade de vida do seu povo fosse a causa primeira de seus representantes. Leia aqui o meu discurso completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário