Páginas

sexta-feira, 12 de março de 2010

Três manchetes e suas escolhas


As manchetes desta sexta-feira (12) de três dos maiores jornais do país ilustram bem a opção que cada um faz diante dos fatos.

Nem de longe vai aqui alguma intenção de 'direcionamento' ou de ditar regras para quem quer que seja, mas algumas observações talvez ajudem na reflexão sobre o tema das escolhas editoriais. Veja as manchetes desses jornais, depois comento:

- O Globo: Lula teve em 2009 primeiro PIB negativo desde Collor

- Folha: Brasil teve o pior PIB em 17 anos

- Estadão: PIB cai 0,2% em 2009, mas já cresce como antes da crise


COMENTÁRIO - Vê-se que tais manchetes tratam dos números do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2009. O Globo e a Folha de S. Paulo se aferraram ao passado recente, enquanto o Estadão focou sua análise no presente e mira já um pouco mais à frente.

Do ponto de vista da análise de grande número de observadores da cena econômica, o Estadão se ateve a algo básico: a queda do PIB brasileiro, resultante dos efeitos da crise internacional, foi amortecida por aqui e está sendo considerada amena, enquanto devastou as maiores economias do mundo, cujos registros negativos levaram o mundo "desenvolvido" à recessão.

Como estamos em ano eleitoral e a oposição busca incessantemente por 'manchetes negativas' para o governo do presidente Lula, pode-se dizer que a Folha e O Globo deram uma 'mãozinha' hoje, mesmo que não estejam errados na informação contida em suas capas. Não que o Estadão esconda sua opção pelo nome mais cotado da oposição atualmente, mas optou por colocar na manchete algo mais "atual".

Cada jornal escolhe seu caminho - e isto é do jogo democrático -, assim como cabe ao povo tomar sua decisão soberana que, aliás, há tempos não segue as opções das capas dos jornais e manchetes dos principais telejornais do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário