Páginas

quinta-feira, 25 de março de 2010

Cidadã narra via-crúcis em Pronto-Atendimento


Recentemente recebi carta de uma cidadã narrando a via-crúcis que teve de enfrentar em um Pronto-Atendimento da Zona Leste de São Paulo. Além de demonstrar a péssima qualidade do atendimento prestado em algumas unidades de saúde do município, a narrativa que me foi passada reforça a certeza de que os serviços de saúde paulistanos estão piorando. Preservei aqui no blog o nome da munícipe, mas já adianto que pedirei informações oficiais aos órgãos de saúde da Capital sobre os fatos narrados, que resumirei abaixo.

PÉSSIMO ATENDIMENTO

Diz a cidadã paulistana que no início deste mês, após sofrer torção em um dos pés, procurou atendimento especializado em ortopedia no Hospital Municipal de Cidade Tiradentes, mas logo desistiu ao ser informada de que uma consulta com especialista chega a 5 horas de espera naquele hospital. Em seguida, foi em busca do serviço no Pronto-Atendimento Dona Glória Rodrigues Santos Bonfim, no mesmo bairro.

Após não conseguir sequer informações pelo telefone disponibilizado pela prefeitura, ela resolveu “encarar” a situação. Resultado: chegou na parte da tarde, depois de esperar algumas horas passou por consulta com um clínico-geral. Este recomendou a paciente ficar para o turno da noite, já que às 19h o ortopedista começaria a atender.

Perto das 20h foi informada que o ortopedista previsto para aquele dia não viria e que as pessoas que estavam na fila desde as 18h não seriam atendidas. A narrativa dessa paciente, escrita em um misto de decepção e revolta, tem sido comum nos postos e hospitais municipais, apesar da propaganda na TV e no rádio dizerem que “tudo melhorou” e que a saúde é prioridade.

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES

Estou preparando um requerimento de informações para que a Secretaria Municipal de Saúde responda às questões levantadas por essa cidadã por meio de carta enviada ao meu gabinete. A intenção é atender às reclamações constantes que recebo sobre a queda na qualidade do atendimento de saúde da cidade nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário