Páginas

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Um pouco de Déa Trancoso


Mineira de Almenara, pai e mãe seresteiros, Déa Trancoso não demorou a demonstrar vocação e talento para a música popular. Cresceu ouvindo de tudo no rádio, principalmente cantores como Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Clara Nunes, Inezita Barroso, Clementina de Jesus e a dupla Cascatinha e Inhana. Também foi influenciada pelos violeiros, cantadores e foliões do Vale do Jequitinhonha, região conhecida pelo contraste entre a pobreza material e a riqueza da cultura popular.

Formada em Jornalismo pela PUC Minas, Déa também estudou técnica vocal, mas jamais abriu mão da sensibilidade e da emoção em seu canto. Depois de vários festivais e shows, participou, em 2002, do CD O Violeiro e a Cantora, a convite do compositor Chico Lobo, viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Déa Trancoso é artista de voz despojada e solta como as cantoras populares do Vale do Jequitinhonha, sua terra natal. Tum Tum Tum, seu primeiro cd solo, faz, com rara sensibilidade, deslumbrante viagem de volta às terras de sua infância”. Carlos Herculano Lopes - escritor

DÉA TRANCOSO CANTA - GRANDE PODER

Um comentário: