Páginas

domingo, 7 de dezembro de 2008

Símbolos e Lugares de São Paulo (14)

CULTURA E HISTÓRIA À LUZ DA MODERNIDADE

Por Felipe Ramalho Rocha

Continuando o roteiro pelo entorno da Estação da Luz, falarei um pouco mais sobre a Sala São Paulo e o Museu da Língua Portuguesa onde o patrimônio histórico se amalgama perfeitamente com a high technology.


SALA SÃO PAULO - A Sala São Paulo está localizada no Centro Cultural Júlio Prestes, que se localiza na estação de mesmo nome. O prédio foi inaugurado no dia 9 de julho de 1999 e foi completamente restaurado e remodelado pelo Governo do Estado, como parte do projeto de revitalização do centro da cidade.

A Sala São Paulo tem capacidade de 1.498 lugares e é a sede da Orquestra Sinfônica de São Paulo. Foi concebida de acordo com os mais atualizados padrões internacionais, sendo considerada por muitos especialistas como uma das salas de concerto com melhor acústica no mundo, comparável ao Symphony Hall de Boston, o Musikverein, em Viena, e o Concertgebouw, em Amsterdã.

O local escolhido para a sala de concerto foi o grande hall da antiga estação, por suas dimensões, similares as salas de concerto do sec. XIX, que especialistas consideram o melhor para salas de concerto. A Sala São Paulo possui 22 balcões no mezanino e no primeiro andar. Eles foram colocados entre as grandes colunas e o teto ajustável, criado pela empresa estadunidense Artec (a maior especialista do mundo em salas de concerto).

O teto ajustável da Sala São Paulo pode ficar a uma altura máxima de 25 metros acima do piso principal. O teto possui 15 painéis, cada um pesando 7,5 toneladas e são detidos por 20 cabos enrolados. Os painéis podem ser controladas individualmente garantindo a intensidade de qualquer composição tem o seu conceito acústico respeitados.

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA - O Museu da Língua Portuguesa abriu sua portas no dia 21 de março de 2006, apresentando uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos. Adota tal museografia a partir de um dado muito simples: seu acervo, nosso idioma, é um “patrimônio imaterial”, logo não pode ser guardado em uma redoma de vidro e, assim, exposto ao público.

Nos três andares de exposição o visitante encontrara diversas meneiras de apreciar este patrimônio cultural tão importante. Uma tela de 106 metros com projeções simultâneas de filmes que mostram a Língua Portuguesa no cotidiano de seus usuários, totens dedicados às influências das Línguas e dos povos que contribuíram para formar o Português falado no Brasil

Linha do Tempo com recursos interativos onde o visitante pode conhecer melhor a história da Língua Portuguesa, sala com jogo eletrônico interativo onde o visitante pode brincar com a criação de palavras e também painéis que mostram um pouco da história do prédio sede da Estação da Luz e os trabalhos de restauração realizados na época da implantação do Museu da Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário