Páginas

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Símbolos e Lugares de São Paulo (13)

Por Felipe Ramalho Rocha

Na série de reportagens que estou publicando no blog sobre os pontos turísticos da cidade de São Paulo, costumo destacar a arquitetura da cada local. Para dar maior fidelidade, visito diversos desses locais na busca de informações interessantes. Visitando a Estação da Luz percebi que o entorno deste ponto turístico merece especial atenção. A publicação da segunda parte sobre a Estação da Luz sai, excepcionalmente, nesta segunda-feira. A partir desta quarta-feira voltamos a publicar às quartas e sábados.

LUZ, A ESTAÇÃO DA CULTURA


A Estação da Luz é belíssima, projetada segundo o ecletismo, movimento arquitetônico predominante desde meados do século XIX, que se caracteriza pela mistura de estilos arquitetônicos do passado, combinações de elementos que podiam vir da arquitetura clássica, medieval, renascentista e barroca, para a criação de uma nova linguagem arquitetônica, aproveitando-se também dos novos avanços da engenharia do século XIX, como a que possibilitou construções com estruturas de ferro forjado.

Para aqueles que apreciam a arquitetura eclética, não somente a Estação da Luz, mas também o seu entorno são pratos cheios para o deleite do visitante. Logo ao lado da Estação da Luz encontra-se a Estação Julio Prestes, também seguindo o ecletismo, e que assim como a Luz - com o Museu da Língua Portuguesa -, abriga o Centro Cultural Júlio Prestes onde a Sala São Paulo, considerada por muitos especialistas como uma das salas de concerto com melhor acústica no mundo, serve como sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Ao lado da Estação da Luz está o Parque da Luz, mais antigo jardim público da cidade de São Paulo, além da Pinacoteca do Estado de São Paulo, em forte consonância com os princípios do ecletismo italiano. Um dos mais importantes museus de arte do país, a Pinacoteca do Estado reúne em seu acervo mais de seis mil obras, entre pinturas, esculturas, colagens, desenhos, tapeçarias, porcelanas e louças.

Entre as estações da Luz e Júlio Prestes encontra-se o prédio que pertenceu à administração da Estrada de Ferro Sorocabana, até dar lugar ao DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) durante o período da ditadura militar. Atualmente o prédio, que também segue o estilo eclético, abriga a Estação Pinacoteca, um local de exposições da cidade de São Paulo, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, extensão da própria Pinacoteca do Estado.

Em resumo a Estação da Luz pode ser ponto de partida para um magnífico roteiro histórico e cultural, do qual falarei mais detalhadamente no próximo artigo sobre a Estação da Luz.

Um comentário:

  1. tenho acompanhado esta série "Símbolos e lugares" Parabens Felipe. Está cada dia melhor. Tenho procurado recomedá-la aos amigos.

    ResponderExcluir