Páginas

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

'Trem' do Kassab repercute na mídia

A aprovação do projeto Trem Natalino do prefeito Gilberto Kassab ontem aqui na Câmara Municipal repercutiu nos principais jornais da Capital em sua edições de hoje. Aprovado em primeiro turno, o PL 429/08 propõe a criação de 39 novos cargos na Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e autoriza a ocupação de 158 cargos que estavam "congelados" desde o início do atual governo. As despesas do governo com pessoal - só neste caso - serão acrescidas em R$ 6,4 milhões anuais, segundo estudo da Liderança do PT na Casa.

Como afirmei em postagem logo após a aprovação deste verdadeiro "trem", o governo terá nada menos que 197 cargos para "diminuir a resistência de alguns vereadores na Câmara Municipal aos projetos do Executivo".

Os jornais O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo e Agora deram o assunto mostrando a contradição de Kassab - que recentemente anunciou corte de receita no Orçamento para 2009 e se esforça para aprovar em segundo turno um projeto que aumenta gastos.

A coluna Diário Paulista, do Diário de S. Paulo, deu uma boa nota sobre o assunto:

Papai Noel veio de trem

"A Câmara aprovou ontem, em primeiro turno, projeto do Executivo que cria 39 cargos na Secretaria Municipal do Verde. O pulo do gato é que a mesma proposta também autorizou a ocupação de outros 158 postos que foram congelados no começo da gestão Serra na Prefeitura, sob argumento de contenção de despesas. Ou seja, ao todo são 197 cargos comissionados. A manobra, batizada pela oposição de "trem natalino", deve diminuir a resistência de parlamentares da base aliada aos projetos do Executivo. A expectativa de vereadores governistas é de o projeto passe sem dificuldades em segunda votação até amanhã. O líder de governo, José Police Neto (PSDB), ressalta que os cargos serão para servidores em funções gratificadas, administrando os parques da capital".

O Estado de S. Paulo destacou uma observação que fiz em plenário contra a aprovação do PL 429/08: "O (José) Serra tinha congelado esses cargos em 2005, dizia que a administração do PT era 'faustosa', gastava demais. E agora vemos que o Kassab mudou de idéia e quer inflar a secretaria com cargos sé de confiança", disse João Antonio (PT). No JT, o assunto ganhou o título PT critica 'trem da alegria'.

Na Folha, o box Câmara cria 39 cargos para pasta do Verde lembrou que "o acréscimo ocorre num momento em que a prefeitura corta despesas de áreas como transporte sob o argumento da crise econômica mundial".

Um comentário:

  1. Caro Vereador João Antônio, o Puder Público tem que executar o seu orçamento atendendo à população com eficiência, maximizando os benefícios e minimizando os custos. Certamente, essa ação do governo municipal de São Paulo não via nessa direção. Parabéns com a sua fiscalização do trabalho da prefeitura, essa é uma das ações mais nobres de um vereador.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir