Páginas

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Punição de torturador honra a biografia de Lula, diz ministro

Do jornal Folha de São Paulo hoje (02)

"O ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) voltou a defender ontem a punição dos torturadores da ditadura por entender que a Lei de Anistia não os beneficiaria. Para Vannuchi, essa defesa tem de ser feita para honrar a biografia do presidente Lula.

"Estou mexendo, vou continuar mexendo [...]. Ao fazê-lo, estou observando também pela sua própria biografia. O senhor não pode terminar oito anos [de mandato] sem ter uma solução para esse tema. Pode não ser a ideal, pode não ser a desejada por todos nós, mas que seja pelo menos uma solução", disse Vannuchi, relatando conversa que afirmou ter tido recentemente com o presidente.

O ministro ainda disse que esta não é uma luta que trava apenas ao lado do ministro Tarso Genro (Justiça). Ele diz ter apoio de vários outros ministros, embora tenha preferido não nomeá-los.

"É importante levarmos a questão de forma mais "impessoalizada" possível. Temos que trabalhar a idéia de dever de Estado, dever do governo federal, dever do Judiciário. Não é uma posição do Tarso e minha, como na imprensa fica caracterizado", disse".

Comentário: Julgo pertinente, bom e coerente o posicionamento do ministro Paulo Vannuchi na defesa da punição dos torturadores. Não podemos admitir qualquer comparação de torturadores com aqueles, alguns com métodos equivocados, lutaram por liberdades democráticas em nosso país. Aqueles eram representantes do Estado, e em nome deste prendiam e torturava qualquer um que ousasse critica-los. Estes lutavam contra o arbítrio na busca daquilo que é mais sagrado para um ser humano: a LIBERDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário