Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

"O mercado tem vista curta", diz economista e sociólogo franco-polonês Ignacy Sachs na Rio+20



Da portal da Agência Carta Maior

"Se fosse pelo mercado, não existiriram políticas sociais", diz Sachs


"Dando prosseguimento à série de conferências proposta pela Coppe/UFRJ com temas da Rio+20, o economista e sociólogo Ignacy Sachs falou segunda feira (18), no auditório do Centro Tecnológico, sobre alternativas para um desenvolvimento sustentável e socialmente justo. “Existem três pernas que devem ser articuladas em conjunto. Medidas que articulem o socialmente justo, o ambientalmente sustentável e o economicamente viável”, defendeu.

A mesa “O início de uma nova era: o Antropoceno” quis discutir a entrada do homem moderno nesta época caracterizada pelo intenso aumento da influência das ações humanas na natureza, a economia predatória, processo este que se iniciou na Revolução Industrial e hoje tomou proporções catastróficas, assinalou o sociólogo.

A fala de Sachs foi uma crítica ao atual modelo de produção e economia. “Não houve um momento em que eu não levasse em conta a ineficiência das soluções de mercado, na verdade eu lamento que se dê espaço para as soluções que sejam as de mercado. O mercado tem vista curta, pensa o imediato e tem a pele grossa, ou seja, por ele não existiria políticas sociais”, disse à Carta Maior depois da mesa". Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário