Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Contêineres de coleta seletiva causam surpresa



Do Jornal da Tarde

CRISTIANE BOMFIM

Surpresa e desconfiança são as reações de quem encontra na rua enormes contêineres de plástico verde que estão sendo instalados pela Prefeitura para a coleta de lixo reciclável. Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) passaram a ser colocados nas calçadas paulistanas no mês passado, sem qualquer campanha educativa ou informativa, daí o espanto de quem encontra o equipamento de 1,80 metro no meio do caminho.

Até o fim do ano, serão 1.500 deles, cada um com capacidade para 2.500 litros. Os primeiros foram colocados em ecopontos e alguns prédios públicos – como CEUs – em janeiro, mas só em maio passaram a ser instalados nas calçadas de bairros residenciais. Na Rua São Serapião, em frente à Estação Patriarca do Metrô, zona leste, foram instalados dois no sábado.
“Foi no fim da tarde. Colocaram as caixas e foram embora. Demorou um pouco para eu entender o que era”, diz a atendente de pastelaria Marizete Cruz, de 38 anos. Taxistas e pedestres que andam por ali ainda estranham os dois contêineres que até ontem estavam vazios. Eles param, olham, andam em volta com um certo ar de desconfiança e vão embora.

“Não acredito que isso vá funcionar. É bom só para quem mora em frente deles. As pessoas não vão ficar carregando lixo para despejar nessas caixas. Ainda mais sem saber para que é. No começo eu achei que era um banheiro químico”, disse o taxista César Machado, de 44 anos. Os PEVs estão em frente ao ponto de táxi em que ele trabalha. Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário