Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2012

Linguagem de sinais no serviço público estadual



Protocolei nesta tarde projeto de lei de minha autoria que visa disponibilizar profissionais proficientes na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) em estabelecimentos do serviço público estadual. A intenção é promover o bem de todos, evitar atos de discriminação e facilitar o acesso das pessoas com deficiência auditiva aos serviços prestados à população.

As dificuldades encontradas pelos deficientes auditivos são notórias, principalmente em estações de trens da CPTM, Metrô, Poupatempo, delegacias e outros órgãos e empresas públicas. Pela falta de profissionais habilitados na linguagem de sinais é comum cidadãos e cidadãs deixarem de ter acesso a serviços básicos prestados pelo setor público.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO - O referido projeto visa atender o que está na Lei 12.907, de abril de 2008, que consolida a legislação relativa à pessoa com deficiência no Estado de São Paulo, principalmente em seu artigo 34 - que prevê o seguinte: "O poder público promoverá a eliminação de barreiras na comunicação e estabelecerá mecanismos e alternativas técnicas que tornem acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas com deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação, para garantir-lhes o direito de acesso à informação, comunicação, trabalho, educação, transporte, cultura, esporte e lazer".

A iniciativa tem o apoio de entidades do setor. Vamos acompanhar a tramitação do projeto de lei e informar os passos seguintes nas comissões da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário