Páginas

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Um pouco de Celso Adolfo


Nascido em São Domingos do Prata (MG), Celso Adolfo arriscou os primeiros acordes em bailes pela cidade. Depois, passou a participar de festivais de música do estado. Também teve experiências com diversos conjuntos vocais e com trilhas sonoras durante a década de 70. Seu primeiro disco, "Coração Brasileiro" (1983), foi produzido por Milton Nascimento, que incluiu a faixa-título em seu disco "Anima". Elba Ramalho também gravou a música, transformando-a em nome de seu disco e espetáculo de 1983.

Em 1988 Celso Adolfo grava seu segundo disco, "Feliz", e dois anos depois lançou um dos primeiros CDs independentes do país, "Anjo Torto", masterizado em Nova York. A boa acolhida da crítica o estimulou a relançar os dois primeiros títulos em CD e foi para os Estados Unidos trabalhá-los. Sua música é recheada de essências folclóricas e de retratações do panorama brasileiro, com muita referência a Minas Gerais.

Em seu o quarto disco, "Brasil, Nome de Vegetal", contou com as participações de Milton Nascimento — numa composição inspirada em poema de Mário de Andrade — João Bosco, Victor Biglione e Nico Assumpção. A música "Minueto" (sobre tema de J.S. Bach), com arranjo de Wagner Tiso, foi incluída na novela "Fera Ferida" (Rede Globo). Em 1998 lançou o disco "Festa do Padroeiro", e em seguida fez shows pelos Estados Unidos e Europa.

2 comentários:

  1. Eu não conhecia Celso Adolfo. A música é uma obra prima. Linda!! Adorei.

    ResponderExcluir
  2. Celso Adolfo é da mesma escola de Milton Nascimento, Beto Guedes e de muitos outros grandes músicos de Minas Gerais. Da geração clube da esquina.

    Minas sempre foi o berço de grandes músicos e grandes obras. Não é essa coisa de modismo, como alguns ritmos que estouram os tímpanos e somem.

    Aliás, o segundo hino de Minas deveria a música "desinredo" de Dory Cayme & Paulo César Pinheir, interpetrada por Edu Lobo (veja no youtub saudade de Minas).

    ResponderExcluir