Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Receita recorde - governo inoperante


Do Jornal da Tarde hoje (17)

Arrecadação cresce, mas projetos ficam sem verba

"A Prefeitura de São Paulo nunca arrecadou tanto dinheiro como neste ano. Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Finanças, serão R$ 29 bilhões até dezembro, R$ 1,2 bilhão a mais do que o esperado. Mesmo com o caixa cheio, o governo municipal deixou de investir em projetos importantes nas áreas de saúde, educação e transportes que estavam previstos no Orçamento de 2010, como a construção de hospitais, escolas e corredores de ônibus.

A receita recorde se deve ao aumento do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) e ao boom imobiliário da capital. O crescimento do setor garantiu o aumento na arrecadação do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), cobrado sobre o valor de cada imóvel negociado na capital.

Mesmo com dinheiro sobrando, obras relevantes não receberam os recursos previstos para este ano. Exemplo é a construção de três hospitais, em Vila Brasilândia (zona norte), Parelheiros (sul), e Vila Matilde (leste). As obras estão no Programa de Metas 2012 do governo, mas não receberam um centavo este ano.

Na área de Educação, o governo aplicou menos da metade do que estava previsto na construção de novas escolas. Além disso, investiu 14% da verba estimada para a reforma dos estabelecimentos de ensino". Leia mais.

Comentário: faltou ao governo municipal de São Paulo competência e/ou vontade política para gastar bem o dinheiro dos paulistanos. Muito dinheiro arrecadado e poucas realizações do prometido no processo eleitoral. Os números falam por si!

Nenhum comentário:

Postar um comentário