Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Enem poderá valer por dois anos

Do Jornal Tarde hoje (17)

"O Ministério da Educação (MEC) estuda ampliar a validade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para dois anos. Atualmente, esse prazo é de apenas um ano. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 16, pelo ministro Fernando Haddad, durante a audiência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, para a qual Haddad foi convidado a dar explicações sobre as falhas na aplicação das provas deste ano.

Até o momento, a nota obtida pelo estudante vale apenas para uma edição. A proposta do ministério é de que ela valha pelo Enem subsequente. Caso o estudante refaça o exame, será considerada a nota mais alta". Leia mais.

Comentário: Boas-vindas às medidas anunciadas, desde que elas sirvam para aperfeiçoar este sistema de avaliação. Não há nação no mundo que se desenvolva sem a democratização do conhecimento. O Pró-Uni possibilitou o acesso de 760 mil jovens pobres ao ensino superior e o instrumento que viabiliza este feito é o Enem. Fortalecê-lo é condição sine qua non para tornar o Pró-Uni mais eficiente.

Todavia, o avanço obtido na educação brasileira ainda é muito acanhado, falta muito para o Brasil conquistar um patamar bom no seu sistema educacional: falta investimento nos profissionais da educação, maior qualificação do ensino fundamental e médio, ambiente escolar de qualidade, ensino técnico e profissionalizante eficiente capaz de preparar nossos jovens para o mercado de trabalho e qualificar melhor nossas universidades.

Olhemos com otimismo para o nosso futuro! Se tomarmos como referência os debates ocorridos no processo eleitoral recente, se todos os eleitos - presidenta e governadores – de fato colocarem em prática o que prometeram, em breve o Brasil será outro em matéria de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário