Páginas

domingo, 14 de novembro de 2010

Custos e medidas para erradicar a pobreza


Trecho de reportagem da Folha de S. Paulo deste domingo (14) sobre uma das metas mais ambiciosas do governo Dilma Rousseff a partir de janeiro de 2011 - a erradicação da pobreza. Como disse a candidata durante a campanha, esse processo acontecerá com a manutenção e aprofundamento das medidas já adotadas durante os dois mandatos do presidente Lula, além do fundo social do Pré-Sal. E é nessa linha que vão os especialistas ouvidos pelo jornal paulista.

Leia um trecho abaixo:

Erradicar pobreza custaria mais R$ 21 bi

"A maior promessa de campanha da presidente eleita Dilma Rousseff (PT), de acabar com a miséria no Brasil em seu governo, é muito ambiciosa, mas factível, avaliam especialistas da área.

Isso depende de duas premissas: o mercado de trabalho continuar se expandindo na velocidade dos últimos anos (algo considerado muito difícil); e o novo governo ampliar o gasto com o Bolsa Família (onerando ainda mais o Orçamento).

O programa consome R$ 13,4 bilhões ao ano e atende 12,7 milhões de famílias. Isso equivale a 0,4% do PIB, o que é considerado pouco.

Mas a chave para Dilma cumprir sua promessa está no mercado de trabalho. Quanto menos dinâmico, mais o governo teria de colocar dinheiro focalizado nos pobres para atingir a meta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário