Páginas

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Quando a Selic estava nas alturas?


A SELIC CHEGOU A 45% NOS TEMPOS DE SERRA/FHC

No dia em que o Conselho de Política Monetária (Copom) anunciou a nova Taxa Básica de Juros (Selic) - que agora está em 10,25% - cabe uma pergunta: quando a Selic chegou às alturas?

O gráfico acima mostra os números da taxa de juros brasileira nos últimos anos e comprova que nos tempos do governo Fernando Henrique Cardoso os juros básicos chegaram a 45% (quarenta e cinco por cento), em 1999.

Recentemente, o tucano José Serra, que foi ministro de FHC na época das quebradeiras econômicas, criticou o comportamento do Banco Central no governo Lula. Ele apostou na fama dos brasileiros de terem memória curta e danou-se a falar que "nós temos taxas de juros absurdas". Dita por quem esteve em um governo que elevou a Selic a 45% é piada, embora não haja dúvida de que os atuais 10,25% são altíssimos.

Seria o caso dos comentaristas habituais de economia uma hora refrescarem a memória do candidato do PSDB acerca dos tempos em que esteve lá e não moveu uma palha - ou não deu uma palavra - sobre a Selic então nas alturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário