Páginas

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Homenagem a quem luta pelo bem comum


Realizo na noite desta sexta-feira (25) uma sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo para entregar o Título de Cidadão Paulistano ao Padre GIANPIETRO CARRARO (foto). É uma justa homenagem a um religioso que se dedica a servir, amparar e confortar o povo da rua da Capital, vítima de toda sorte de preconceitos e da politica higienista praticada pelo poder público.

Natural de uma pequena cidade do Norte da Itália, Padre GIANPIETRO optou por levar uma vida simples a serviço dos necessitados. Atualmente ele mora numa comunidade pobre da Zona Leste de São Paulo. Seu testemunho e sua ação pastoral resgatam princípios cristãos e nos alegram.

Padre GIANPIETRO persegue um conceito de "bem comum" muito próximo do elaborado pelo Papa João XXIII, que pode ser resumido na seguinte definição:

"O bem comum consiste no conjunto de todas as condições de vida social que consintam e favoreçam o desenvolvimento integral da personalidade humana".

QUEM É O PADRE GIANPIETRO CARRARO - Padre Gianpietro Carraro nasceu em 1962, em Sandon di Fosso, uma minúscula cidadezinha, perto de Veneza, ao norte da Itália. Oriundo de uma humilde família de agricultores, logo respirou um profundo clima de fé, e desde pequeno sentiu a vocação missionária, ingressando aos 10 anos no Seminário, tornando-se padre aos 24 anos.

Frequentou regularmente o currículo de estudo prescrito para o grau de Bacharel na Faculdade Teológica Sagrado Coração, e em seguida completou a Especialização em Teologia e Dogmática. Viveu os primeiros anos de sacerdócio em seu país, engajado na animação missionária e na Evangelização.

Em 1994 veio para o Brasil, onde teve um encontro chocante com a miséria das favelas, dos cortiçose e dos mendigos abandonados na rua. “Era como se Deus me falasse de uma Sarça Ardente: “Eu estou aqui, não temos medo, eles são o meu sacrário” - disse ele assim que chegou. A partir daquele momento, ele vive em uma pequena comunidade, em um barraco de madeira, numa favela no Centro de São Paulo, mas optou, com os outros missionários, por dormir debaixo de pontes e nas calçadas com o “Povo da Rua”.

No ano 2005 iniciou em São Paulo o Movimento “Missão Belém” que, com coração misericordioso, hoje abriga e trata milhares de pessoas de rua, adultos e crianças carentes.

SESSÃO SOLENE NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
DATA: 25 DE JUNHO DE 2010
HORÁRIO: 19h
LOCAL: PLENÁRIO PRIMEIRO DE MAIO
VIADUTO JACAREÍ, 100 - BELA VISTA - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário