Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Alexandre Cunha ganha força em Praia Grande

Em matéria de experiência política, Alexandre Cunha tem um currículo extenso, com dois mandatos de vereador, exercício da presidência do legislativo e até da vice-prefeitura da cidade de Praia Grande, no litoral sul de São Paulo.

Sua filiação aos quadros do PT de Praia Grande, ocorrida neste ano, deve provocar uma alteração no quadro da disputa municipal do ano que vem naquela cidade. Egresso do PMDB, Cunha foi um dos responsáveis no partido do vice-presidente Michel Temer por tocar os trabalhos de apoio da campanha peemedebista a favor da presidenta Dilma Rousseff no município.

Ao disputar prefeitura, em 2008, demonstrou fôlego político, conseguindo 54 mil votos contra 57 mil do adversário tucano - cujo grupo político reina na cidade há anos. É nesse ambiente novo de apoio político que ele se apresenta como pré-candidato do PT à Prefeitura de Praia Grande no ano que vem.

Seu nome ganha força, ancorado no prestígio pessoal, mas é mesmo do PT que deve vir seu grande trunfo para uma disputa que promete ganhar corpo no processo de escolha das candidaturas que estarão na linha de frente do partido em 2012.

Aproveitando uma de suas visitas à capital, o blog conversou com Alexandre Cunha sobre as perspectivas da sua pré-candidatura e como o partido deve enfrentar os tucanos nesta parte da Baixada Santista onde o PT tem tudo para crescer no próximo ano. Veja alguns trechos da entrevista.

BLOG - Como foi sua aproximação com o PT da Praia Grande?

CUNHA - Como militante histórico do PMDB, sempre tive boa relação com todo mundo, mas foi mesmo a participação na coordenação da campanha da presidenta Dilma, em 2010, que me levou ao Partido dos Trabalhadores. Fiquei honrado com o convite feito pelo Diretório Municipal para a filiação e estou tranquilo, respeitando todo o processo interno que pode desembocar na nossa indicação para a disputa do ano que vem. Nossa pré-candidatura é uma aposta no futuro da cidade, há anos dominada pelos tucanos, sofrendo problemas de toda ordem.

BLOG - Quais problemas considera mais graves na cidade?

CUNHA - Além dos problemas ambientais, sem ação do poder municipal à altura do que ocorre, vivemos um paradoxo: enquanto a Baixada Santista cresce muito, os jovens da Praia Grande não encontram amparo na administração do PSDB para qualificação profissional. Isso significa a perda de milhares de oportunidades de emprego em grandes projetos de exploração de energia que se instalam na região. A cidade tem tudo para ampliar sua fonte de recursos para além do turismo, garantindo apoio a quem precisa trabalhar, e isso o poder público pode fazer, se tiver iniciativa.

BLOG - Em um eventual governo do PT, o que a população local poderia experimentar em matéria de experiência administrativa?

CUNHA - Trazer a experiência federal dos programas sociais, dos grandes investimentos e de uma administração responsável, mas sem timidez, como vemos hoje. Inúmeros programas e recursos federais são hoje perdidos ou escondidos por uma disputa partidária, o que prejudica a cidade e seus moradores. Dou como exemplo o SAMU, a implantação de uma UPA 24 Horas e obras de revitalização da cidade - todas feitas com recursos federais, mas que os tucanos daqui escondem. O PT, ganhando o governo local, será parceiro do governo federal, além de buscar recursos no Estado e onde mais for preciso.

BLOG - O quadro político pode favorecer o PT em 2012?

CUNHA - Temos uma cidade que demonstra cansaço com uma administração sob suspeita de atos administrativos que inclusive levaram à cassação do atual prefeito em primeira instância. No caso do PT, notamos um amadurecimento dos quadros políticos, uma dedicação que se amplia ainda mais com as perspectivas de maior aceitação da população. O nome do partido nas próximas eleições deve ter uma musculatura maior, principalmente com o apoio de grande número de parlamentares, de figuras de expressão nacional e estadual.

BLOG - Se for o escolhido para a disputa, como deverá ser sua postura nas eleições do ano que vem na Praia Grande?

CUNHA - Será de humildade, de tranquilidade, de muita aproximação com a população. Aprender com os erros e acertos da campanha passada. Queremos uma participação ativa de todos que estiverem na coordenação das ações politicas.

BLOG - Confiante na possibilidade de disputar e de vencer a disputa?

CUNHA - A confiança se adquire ao longo da vida, do trabalho bem feito, da sua história. Buscamos isso todo o tempo. Vamos em busca do sentimento da população por uma cidade melhor, por melhor qualidade de vida. Sabemos que a sociedade não está satisfeita com o governo atual, e isso nos motiva a trabalhar pela apresentação de propostas viáveis e concretas. No PT, acredito que terei esse apoio, pois se trata de um projeto. Teremos muito trabalho pela frente. Nossa força vem dessa perspectiva.

11 comentários:

  1. Gostei da entrevista, poderia ser mais extensa e profunda no âmbito político da cidade, mas acredito que existe um tempo que deve ser respeitado.
    Sou de total apoio ao Cunha, por conhecê-lo, mas acima de tudo pelas suas ideias e proposta, sua dedicação e perseverança em implantar uma melhor administração para a nossa cidade, como disse o Cunha, a população não está satisfeita com a atual administração.
    Posso dizer que além dos problemas que o Alexandre citou aqui, também existe um dos maiores problemas, se não o maior problema da cidade hoje, a violência. Conversando com as pessoas se nota o medo dos mesmos de sair na rua com algum objeto de valor e até mesmo de praticar esportes a noite na orla da praia. Um absurdo.
    Concordo quando foi dito que os recursos e programas do Governo Federal aqui são ignorados ou escondidos, venho dizendo isso há tempos, venho até apontando os recursos do governo Federal e posso dizer com toda certeza que a maioria não sabe que determinada obra, programa e etc., vem do governo Federal.
    Alexandre, você terá apoio do PT, de mim e minha família e tenho certeza da maioria da população, esperemos que as eleições e contagens dos votos seja de forma democrática e transparente.
    Sucesso!

    Edson Soares

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A população esta esquecida pelo Governo Tucano, Alexandre Cunha virá para desfazer as mazelas criadas , precisamos de um Governo democrático, solidário e justo , que olhe para as pessoas e não para o concreto , nosso orçamento que esta em R$793 milhões a grande fatia é dos construtores e estamos fora da realidade, nossa cidade esta carente de obras sociais o favorecimento dos gananciosos dessa classe que comandam a cidade desde 1993 até os dias de hoje tem que acabar. A população quer uma saúde digna de qualidade , uma segurança que permita criar nossas crianças dias melhores, uma educação que reconheça o valor dos professores e que acabe com filas de espera para creches, que termine com deficit de moradias , melhore a qualidade da balneabilidade de nossas praias e se preocupe com a geração de empregos . Estamos de mangas arregaçadas para eleição de um Governo que tenha essas preocupações e seremos vencedores desta batalha, que venha 2012.

    ResponderExcluir
  4. Nascido na cidade, tenho acompanhado a trajetória do Alexandre à algum tempo,e confesso que senti orgulho quando soube de sua filiação ao Partido dos Trabalhadores, do qual sou filiado, por saber que não é nenhum aventureiro que está se arriscando a algo. Os leitores podem ter certeza que o que foi dito em entrevista é sincero, é verdadeiro, e como ele diz é de coração, do contrario com o que estamos acostumados na cidade, queremos ser vistos pela mídia como uma cidade acolhedora com os turistas, com os munícipes, enfim, e não sermos lembrados pela falta de segurança que oferecemos ou por cobrarmos um dos IPTU´s mais caros do País. A cidade está otimista, pois estamos enchergando a luz da renovação na cidade que vai voltar a ser de todos.
    Estamos juntos Alexandre!

    Beto Rodrigues.

    ResponderExcluir
  5. Muitos problemas de Praia Grande poderão ser resolvidos de maneira regional e pela capacidade e inteligência e mais o grande conhecimento que tem de tudo,Alexandre Cunha será sem dúvida um lider regional.Fundamental para o crescimento da Baixada Santista.Nas questoes locais,Alexandre tem projetos claros para o desenvolvimento do Municipio,ele tem projetos para desenvolvimento profissional dos mais jovens,aumento da seguranca entre outros.Tivemos uma grande decpecao com a votacao do Orcamento municipal da cidade este ano, que deixou de fora as questoes sociais.Ha tempos Alexandre propoe o Orcamento Partcipativo,onde o cidadao tem direito a direcionar os recursos da cidade.Praia Grande precisa dos projetos e da visao moderna de Alexandre Cunha.O mais bem preparado para enfrentar a atual administracao.

    ResponderExcluir
  6. A atual administração esqueceu da população de Praia Grande e tivemos uma grande decepção com o Orçamento municipal da cidade este ano, que deixou de fora as questões sociais e de segurança, há tempos que estamos precisando do Orçamento participativo.
    E o Alexandre Cunha virá para colocar as coisas em ordem e principalmente com mais transparência.
    Parabéns Alexandre Cunha, estamos com você para mostrar a nova cara da política em Praia Grande que anda pedindo socorro.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Beleza! Parabéns companheiros João Antônio E Cunha! Na realidade o que eu gostaria de falar sobre os problemas de Praia Grande iria dar bum no blog! Então eu vou ser bem suscito! Na minha avaliação Praia Grande é uma linda cidade feia! Esse grupo político que idealizou esse monstrengo que aqui está já não se sustenta em suas ações. Pois o povo de longe já não os suporta mais. Imaginem que eles de tão segregacionistas que são dividiram Praia Grande em duas cidades completamente diferentes. Passaram um muro da vergonha no meio da cidade e separou a de um lado eles criaram o HAWAI e do outro criaram um HAITI. E entregou o HAWAI aos turistas, veranistas e à uma elite fedorenta que só sabe dizer amém. Já o HAITI eles deram ao povão e isso criou nas pessoas uma certa luta de classe onde o ideal de alguns é passar para o outro lado e os do outro lado não os querem. O MURO DA VERGONHA tem muito mais passagens com destino ao HAITI do que com destino ao HAWAI. Numa clara demostração das PORTAS de SAÍDA. No HAITI, não tem nenhuma delegacia de polícia. Foi ali instalado um batalhão da PM, mais durou pouco e eles o levaram Para o HAWAI. Se pegar fogo em uma casa no HAITI, os bombeiros que só existem no Hawai, só chegarão na mesma depois da tragédia concretizada, Pois Só há três passagens para esse tipo de veículos. E uma foi inaugurada há menos de um ano. E para vir consertar e acabar de vez com essa injúria e milhares de outras, além de levar nossas históricas bandeiras sociais e dar uma nova cara tanto a política como um novo olhar para o povo de sua cidade com todos os maiores e melhores programas sociais e o modo petista de governar e com a certeza de estamos fazendo a coisa certa é que eu também tomei frente na luta em defesa do nome do CUNHA, para ser o timoneiro dessa NAU que trará as boas novas para Praia Grande. VC sabe, mas aqui faço questão de reforçar o Amplo e irrestrito apoio ao teu nome nessa jornada. Nos da CNB/PT de Praia Grande, não temos a menor dúvida de que vc é a pessoas certa para levar "ESSA MENSAGEM A GARCIA! Pode contar com a disposição desses companheiros para essa luta que se demostra muito dura , difícil e suja, pois os abutres resistirão até o total esgotamento para se manterem os lá. Mas, eu sei o quanto o povo é sábio e tem aprendido com tanto descaso. Um abç!

    ResponderExcluir
  9. Praia Grande está abandonada pela atual administração, e já passou da hora de mudar, a população sente essa necessidade.

    A cidade só tem a ganhar com essa união do PT, o partido do povo, com Alexandre Cunha, conhecedor dos problemas e necessidades locais, e sempre disposto em ouvir os anseios e sugestões dos cidadãos.

    ResponderExcluir
  10. Pra falar a verdade; como funcionário da prefeitura e digo que existe um coronel nesta cidade, que nos tira até o direito de opinião nos votos; não podemos nem citar apoio a outro candidato e somos obrigados a aceitar um município sem oposição, sem contar a pressão em votar na situação;
    POVO MANIPULADO, POVO ROUBADO; e o pior de tudo: a anos esses coronéis estão no poder...!
    FORA PSDB, não só da Praia Grande, mais de nosso estado também; VAMOS ACORDAR POVO MEU; fiquei decepcionado com o resultado das eleições passadas p/ prefeito (ate morto e preso votaram) e eu já sabia disso, que de um jeito ou de outro eles iam ganhar; e vale lembrar que o prefeito foi cassado em 2009, porém até hoje não entendi o porquê da "não posse" do “Nosso Prefeito Cunha”; VAMOS ACORDAR MEU POVO, SEM MEDO; PRAIA GRANDE, TODOS UNIDOS RUMO A LIBERDADE, CUNHA, CUNHA, CUNHA; vamos devolver no voto o que ele conquistou a 4 anos atrás!!!

    ResponderExcluir
  11. BOA TARDE! GOSTARIA DE SABER SE O CARRINHEIRO VÃO PODER TRABALHAR EM PAZ NA PRAIA,PARA PODER SERVIR OS TURISTAS QUE SÃO ELES QUE TRAZ DINHEIRO PARA PRAIA GRANDE MESMO ASSIM O MOURÃO QUER TIRA OS CARRINHEIROS DA PRAIA. LEGAL NEM.

    ResponderExcluir