Páginas

terça-feira, 20 de abril de 2010

Raízes do autoritarismo de Serra


Na longa matéria de Veja desta semana em que é saudado pela revista como aquele "que se preparou a vida inteira para ser presidente", o tucano José Serra relembrou um episódio dos tempos de adolescente que explica sua forte queda pelas ações autoritárias à frente dos cargos que exerceu na vida pública. Vide a invasão da USP pela PM ou o uso da tropa de choque contra professores e movimentos sociais em geral.

Em um trecho da entrevista concedida à Veja, Serra diz:

"Esse aqui, o senhor Serra, vai ser político no futuro, e ele é quem vai mandar. Ele vai mandar em todos vocês aqui". A afirmação teria sido feita por um professor que observara o então estudante "barulhento" José Serra, aos 14 anos.

O tucano completa o raciocínio acrescentando: "Mas o fato é que foi uma observação que eu guardei para o resto da vida". Não só "guardou para o resto da vida" como aplicou em diversos momentos do exercício do poder, provando que sua visão de política passa, obrigatoriamente, pelo "poder de mando".

É este o político que se apresenta mais uma vez ao país - só que agora "as patinhas de lobo" estão cada vez mais visíveis, como bem lembrou a ex-ministra Dilma Rousseff ao se referir aos anti-Lula representados por Serra e seus apoiadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário