Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Educação: 'malabarismo' não tira SP do 13º lugar


O secretário estadual de Educação de São Paulo, Paulo Renato Souza, faz hoje um claro exercício de 'malabarismo verbal' na tentativa de justificar o injustificável: como os tucanos conseguiram colocar São Paulo no 13º lugar entre os pisos salariais pagos aos professores em todo o Brasil? Os dados vergonhosos dos salários do magistério foram publicados dia 1º de abril pelo jornal Folha de S. Paulo, o mesmo onde hoje (22) o secretário de José Serra publica o tal 'artigo de malabarista'.

Paulo Renato joga a culpa pelos baixos salários dos professores paulistas nos outros estados brasileiros. Ele argumenta: "São Paulo contribui com mais de 40% das receitas federais, mas as transferências federais que recebe via Fundo de Participação dos Estados são insignificantes, ao contrário do que acontece nos Estados do Norte". A velha mania de culpar os "Estados do Norte e do Nordeste" toda vez que São Paulo não faz a coisa certa.

O detalhe que ele não consegue negar é que o Estado de Roraima, cujo orçamento sequer se aproxima do de São Paulo, consegue pagar um salário de R$ 2,5 mil por 25 horas semanais a um professor, enquanto esse mesmo profissional recebe R$ 1,8 mil por 40 horas semanais em São Paulo.

Quem é assinante da Folha ou do UOL pode ler aqui o artigo do secretário de Serra, que também foi ministro de FHC e não aplicou qualquer política educacional séria no páis nos anos 1994-2002.

Um comentário:

  1. É absurdo contatar a que ponto chegou a Educação em SP. Ela chegou ao fundo do poço. Falta infra-estrutura, falta competência na gestão. Para os burocratas peessedebistas, Educação é uma despesa. Eles não investem em gente, nem nos profissionais, muito menos nos estudantes, que tem saído da escola despreparados pra vida. Paulo Renato e Serra, deveriam responder a um processo, porque é um crime o que fizeram. Hj o professor paulista está miserável. Ganha menos até que os trabalhadores de limpeza. É assim que o Brasil poderá mais???

    ResponderExcluir