Páginas

sábado, 24 de abril de 2010

Mercadante: "SP está perdendo liderança"


Reproduzo abaixo dois trechos da entrevista concedida à Folha de S. Paulo pelo pré-candidato do PT ao governo do Estado de São Paulo, senador Aloízio Mercadante.

Ele foi indicado hoje pelo partido como candidato à disputa ao Palácio dos Bandeirantes no encerramento do 17º Encontro Estadual do PT, que também confirmou a pré-candidatura da ex-prefeita Marta Suplicy ao Senado. Leia.

Mercadante diz que PT agora está unido

FOLHA - Por que o sr. quer ser governador?

MERCADANTE - Porque eu acho que São Paulo merece muito mais do que tem hoje. É um Estado fantástico, que tem a melhor base industrial do país, os melhores serviços, universidades, centros de tecnologia, tem uma agricultura moderna, a mais produtiva do país. No entanto, nesses 27 anos, tivemos o mesmo grupo se alternando, estão todos juntos novamente, querem trazer de volta alguém que já foi vice-governador e governador por 12 anos, enquanto os problemas fundamentais que são de competência do Estado não evoluíram da forma como deveriam. Ao contrário, estamos assistindo o Brasil com reconhecimento internacional com dinamismo com energia e São Paulo perdendo sua liderança. Eu acho que é um governo insuficiente. Nós mostramos que sabemos fazer bem. Fazemos melhor, é só comparar o governo Fernando Henrique Cardoso com o governo Lula. O Brasil demorou tanto tempo para acreditar [que] Lula seria um bom presidente e hoje o reconhece, por que São Paulo não pode acreditar que nós faremos em São Paulo o que fizemos no Brasil? Essa é a força de um governo com políticas públicas criativas, um governo novo, com motivação, em sintonia com o ritmo que o Brasil tem hoje.

FOLHA - O slogan de sua pré-campanha é "São Paulo a favor do Brasil". São Paulo está contra o Brasil?

MERCADANTE - Acho que São Paulo precisaria estar em sintonia com esse momento extraordinário que foi construído no país. São Paulo sempre foi a locomotiva do país, e hoje não é. Está perdendo a liderança na educação, na segurança, no crescimento econômico, desenvolvimento. [...] Eu sinto que é um governo que está sendo superado pelos fatos. [...] Eu acho que São Paulo precisa de um outro caminho, São Paulo merece muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário