Páginas

domingo, 4 de abril de 2010

Cresce a ocupação ilegal na Billings



Do Jornal da Tarde hoje (4)

"Dados preliminares do Relatório Billings 2010, produzido pelo Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), indicam que existem cerca de 20 mil moradias em construção, sendo ampliadas ou verticalizadas nas margens da Represa Billings, que está prestes a completar 85 anos. O aumento populacional é estimado em 100 mil pessoas, ou 10% da atual ocupação da bacia do reservatório. A Billings abastece 1,8 milhão de pessoas na Região Metropolitana.

No dia 13 de janeiro, o ex-governador José Serra regulamentou a lei de preservação da Billings. Na ocasião, ele anunciou a meta de legalizar cerca de 100 mil imóveis no entorno do reservatório, menos da metade do total de construções irregulares na região - cerca de 250 mil, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Esses imóveis devem ganhar rede de saneamento básico, em prazo ainda indefinido, para reduzir a poluição nas águas. Também foi prometido um plano de proteção ambiental, prevendo a remoção de 3 mil famílias". Leia mais.

Comentário: Infelizmente, a ocupação de áreas de preservação ambiental é uma realidade crescente no Estado de São Paulo, em especial na região metropolitana. Dentre os diversos fatores que contribuíram e contribuem para tamanha desordem, destacam-se: falta de uma política ousada de moradia por parte do governo de Estado e prefeituras; fiscalização inadequada e um profundo descaso de autoridades do estado para com a preservação do meio ambiente.

Esta é uma situação que se arrasta há décadas, coincide com os quase 20 anos de governos tucanos em São Paulo, e a situação só tem piorado. As medidas adotadas recentemente são positivas, mas paliativas e não resolvem em definitivo o problema. Espero, sinceramente, que as próximas eleições sirvam para os paulistas debaterem e encontrarem o melhor caminho para construir alternativas que assegurem a todos um meio ambiente saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário