Páginas

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Serra 'planejou' pagamento antecipado


Do Estadão de hoje (19):

Viaduto que caiu já estava quase pago, apesar de obra em andamento

Complexo recebeu adiantamento de R$ 2,6 milhões, ou 96,9% do valor total; TCU aponta erro em fiscalização


Eduardo Reina e Bruno Tavares

"As obras do complexo de viadutos sobre a Rodovia Régis Bittencourt do Trecho Sul do Rodoanel, que caiu na sexta-feira, já foram quase que totalmente pagas pelo governo estadual, antes mesmo de serem concluídas. Foi realizado pagamento adiantado, com base em medições de obra que foram superdimensionadas.

Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) mostra que o viaduto de acesso à Régis já havia recebido adiantamento de R$ 2,6 milhões, apesar de as obras físicas estarem 73% concluídas na 37ª medição. Com esse adiantamento, seria necessário que 96,9% da obra estivesse pronta, uma diferença de 23,9% entre o realmente feito e o medido". Leia mais.

FRAUDE - Também no Estadão, matéria mostra palavra de especialista que aponta indício de fraude na obra:

"Se houve medição acima do executado, há fraude"

Especialistas criticam falhas no acompanhamento de obras; segundo o TCU, fiscal é terceirizado, o que constituiria 'indício de irregularidade'

"Medições de obras são atestados do que foi executado e não deve haver incoerência quando comparadas com o que foi constatado nos canteiros de obras. Normalmente esse serviço toma como base o diário de obra. Grandes diferenças, segundo especialistas, podem configurar fraude."

Nenhum comentário:

Postar um comentário