Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Escolha do novo prefeito deve servir para discutir futuro de SP, defende João Antonio em novo artigo

FOTO: DJAIR GALVÃO/ASSESSORIA DE IMPRENSA DO MANDATO

O futuro prefeito e o futuro de SP

Por João Antonio

Costumam dizer que São Paulo é uma cidade-nação. Esta definição não vem somente das mentes dos paulistas envaidecidos com a pujança econômica da maior cidade América Latina. Define, sim, o real significado de um município que se projetou no cenário mundial para além do seu dinamismo econômico como uma cidade acolhedora, palco das diversidades culturais. Com 11 milhões de habitantes e um orçamento de 40 bilhões de reais, a cidade é tudo isso e muito mais.

São Paulo teve o seu impulso econômico movido pela industrialização, que fez da cidade um referencial para empreendedores. Para o sucesso de seus negócios, estes atraíram mão de obra diversificada, e assim a cidade foi-se consolidando como um celeiro de oportunidades - uma espécie de "zona de prosperidade", ponto de encontro daqueles que buscavam uma vida melhor. Esta realidade fez de São Paulo um centro migratório de dentro e de fora do país, provocando um crescimento vertiginoso da cidade, um complexo e populoso conglomerado urbanístico com todas as vantagens e desvantagens dele decorrentes.

Na esteira deste conturbado crescimento, os cidadãos paulistanos convivem com paradoxos diversos: uma cidade rica rodeada de pobreza; arquitetura moderna com autoconstruções rudimentares; automóveis de última geração com carros velhos desgastados pelo tempo de uso; bairros com infra-estrutura de primeiro mundo com gigantescas favelas. Enfim, São Paulo cresceu e, na mesma proporção de seu dinamismo, vieram os problemas.

Clique aqui e leia o artigo completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário