Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Folha comenta superlotação carcerária em SP


Em editorial, o jornal Folha de S. Paulo desta quinta-feira (23) comenta o agravamento do problema da superlotação carcerária no Estado de São Paulo, destacando que "sucessivas administrações do PSDB no Estado elegeram a construção de presídios como prioridade...".

Este é um fato que - somado à falta de uma política eficaz de segurança - ajuda a ampliar os reflexos do caos no sistema prisional.

Leia um trecho do editorial da Folha:

Prisões lotadas

"Nada mais parecido com enxugar gelo do que enfrentar o problema da superlotação de prisões no Brasil. No Estado de São Paulo, por exemplo, há 15 presídios em construção, mas seria necessário erguer outros 93 para dar cabo do deficit de mais de 83 mil vagas.

As 93 prisões que faltam custariam ao contribuinte paulista R$ 3,4 bilhões, recurso que obviamente não está disponível. Isso para não falar da dificuldade de encontrar cidades dispostas a abrigar unidades prisionais.

Sucessivas administrações do PSDB no Estado elegeram a construção de presídios como prioridade, mas o número de detentos aumenta mais depressa. São 185 mil, para 102 mil vagas. Há casos de superlotação grave, como o Centro de Detenção Provisória 4, com 1.788 detentos -3,5 vezes mais que a capacidade desse "novo Carandiru". Leia mais.

2 comentários:

  1. Fazer presídios é a forma de continuar reprimindo do que educando.
    Como proposta gostaria que avaliassem e pesquisassem com mais atenção a chamada justiça reparadora.....Com certeza não vai resolver o problema de super lotação de imediato, mas, conseguiremos prevenir e promover a justiça de forma humanitária e eficiente.
    Pensar em propostas é buscar soluções, discutir absurdos é concordar com o que ai esta.

    ResponderExcluir
  2. HÁ UM DITADO MUITO ANTIGO QUE DIZ:"GOVERNO QUE NÃO CONSTRÓI EESCOLA TERÁ QUE CONSTRUIR PRISÃO". TAMBÉM HÁ UM PROVÉRIO (NÃO ME LEMBRO DA REFERÊNCIA BÍBLICA) QUE DIZ:"ENSINAI A CRIANÇA O CAMINHO QUE DEVE ANDAR E QUANDO CRESCER NÃO DESVIAR DELE". PARECE QUE ISSO NÃO TEM VALIA P/ OS NOSSOS GOVERNANTES. OS NOSSOS JOVENS ESTÃO SOBRANDO NAS ESCOLAS, QUE SÃO DE MÁ QUALIDADE - PRINCIPALMENTE EM S.PAULO - NA MESMA PROPORÇÃO QUE FALTAM VAGAS NOS PRESÍDIO. E QUAL É A ALEGAÇÃO? QUE FALTAM RECURSOS. ENTRETANTO, OS MESMOS RECURSOS NÃO FALTAM PARA ALIMENTAR CAMPANHA DE ELEVADOS CUSTOS, ESCÂNLADOS, CORRUPÇÃO E MUITO MAIS QUE SE TEM NOTÍCIA TODO DIA.

    NÃO SE PODE DIZER QUE NÃO HOUVE TEMPO DE AJUSTAR ESSA SITUAÇÃO, VEZES QUE TEM PARTIDO QUE ESTÁ NO PODER HÁ MAIS DE 30 ANOS EM SÃO PAULO, É COMO SE FOSSE A DITADURA DO FIDEL. OUTROS QUE FICARAM NA PRESIDÊNCIA POR 8 ANOS, SEM ALTERAR MUITA COISA, E OUTROS QUE JÁ CUMPRIRAM 8 ANOS, E ESTÃO INDO P/ 0 12º ANOS DE GOVERNO FEDERAL, COM LIGEIRA MELHORA, É CLARO. LOGO, SE CONCLUI QUE CADA UM QUE ATINGE O PODER NÃO MEXE NA ESTRUTURA ARCÁICA E OLIGÁRQUICA JÁ EXISTENTE. APENAS A MANTÉM SEGUNDO SEUS PRÓPRIOS INTERESSES - NEM VAMOS FALAR DA CORRUPÇÃO, POIS ISSO É COISA DA FRANÇA, REINO UNIDO, DINAMARCA, ALEMANHA, ETC., NO BRASIL NÃO OCORRE NADA DISSO. OU EU FALEI BESTEIRA? ME CORRIJAM ONDE EU TENHA ERRADO.

    ResponderExcluir