Páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Carnaval: disputa acirrada em São Paulo


Do Jornal da Tarde- Felipe Tau

"A apuração do carnaval paulistano, hoje, às 16h, no Anhembi, deve ser mais quente do que em outras edições. É que os novos critérios de avaliação vão deixar a disputa bem mais acirrada. Agora, as notas vão variar em 0,10 ponto, contra 0,25 ponto até o ano passado. Já o intervalo entre a menor e a maior nota dada pelos jurados ficará entre 8 e 10 pontos, em vez de 7 e 10, como em 2011.

O favoritismo, porém, ainda está entre as três campeãs dos últimos carnavais: Vai-Vai (2011), que neste ano homenageou as mulheres; Rosas de Ouro (2010), com o enredo No Reino dos Justus, e Mocidade Alegre (2009), que lembrou Jorge Amado. Essas, pelo menos, são as apostas do colunista do JT, Candinho Netto: “Vai-Vai e Rosas fizeram um desfile vibrante. A Rosas se destacou pela fantasia e pela evolução”.

Para Candinho, a Nenê de Vila Matilde, rebaixada em 2011 para o Grupo de Acesso, é forte candidata a voltar à primeira divisão. A Tom Maior e a Camisa Verde e Branco são listadas entre as que correm maior risco de cair.
A comissão julgadora levará em conta nove quesitos, cuja ordem de importância para o desempate foi definida ontem à noite: comissão de frente; samba-enredo; evolução; harmonia; bateria; mestre -sala e porta-bandeira; enredo; fantasia e alegoria. Cada quesito é avaliado por três jurados e a menor nota é descartada do resultado final.

Para o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba, Paulo Sérgio Ferreira, o novo critério deve tornar a avaliação mais rigorosa e facilitar a vida dos jurados. “Acredito que teremos poucas notas dez. Com o uso de décimos, o jurado pode apontar pequenos defeitos, antes descartados”, explica Ferreira, também presidente da Unidos de Vila Maria. A vencedora do Grupo Especial leva prêmio de R$ 120 mil".

Nenhum comentário:

Postar um comentário