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quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sobre o meu primeiro projeto de lei na ALESP


Neste primeiro semestre legislativo consegui aprovar o meu primeiro projeto de lei - o PRÓ-TEATRO - que considero de grande importância para ajudar no trabalho pedagógico nas escolas rede estadual de ensino. O PL 365/2011 vai muito além da destinação de recursos financeiros aos grupos teatrais que funcionam na rede paulista: é uma aposta no futuro.

Veja mais detalhes na nota abaixo.

TEATRO AMADOR NAS ESCOLAS ESTADUAIS TERÁ RECURSOS EM SP

Projeto de João Antonio incentiva teatro como atividade pedagógica

Destinar recursos financeiros para incentivar e ampliar os grupos de teatro amador existentes nas escolas da rede estadual de ensino de São Paulo: é o que prevê o Projeto de Lei 365/2011, de autoria do deputado estadual João Antonio (PT), aprovado dia 22 de junho pelo plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo.

A iniciativa do deputado visa aumentar o número de grupos teatrais nas unidades escolares, cuja ação é reconhecida por especialistas em Educação como importante elemento de apoio pedagógico. A frequência a aulas de teatro na escola melhora o desempenho dos estudantes nas diversas áreas do conhecimento, contribui para aumentar a auto-estima e ajuda na formação cidadã.

Ao pensar em destinar recursos financeiros diretamente para a atividade teatral escolar, o parlamentar levou em conta que as maiores dificuldades enfrentadas pelos grupos teatrais são verificadas na hora da montagem dos espetáculos (compra de figurinos, cenários ou deslocamentos) e da divulgação dos trabalhos na comunidade.

Vale destacar que vários grupos teatrais são a porta de entrada para a revelação de talentos, que podem alimentar o interesse dos estudantes pela profissão de ator ou atriz. “A intenção é investir no futuro, apoiando iniciativas de educadores e educadoras abnegados das nossas escolas”, frisa o deputado.

No entendimento de João Antonio, “no mínimo, a participação de estudantes em grupos de teatro amador nas escolas reduz a possibilidade de conflitos entre os jovens, melhora as aulas e ajuda na formação moral e cívica destes”.

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